Dominância incompleta

No campo da genética, fala-se em dominância incompleta quando o fenótipo de indivíduos heterozigóticos é intermediário entre os fenótipos de dois homozigóticos. Isto ocorre porque somente uma cópia do gene ativo não é capaz de produzir toda a quantidade de enzima responsável pela manutenção do fenótipo.

Um bom exemplo de dominância incompleta são as flores da planta boca de leão: as plantas homozigóticas possuem dois alelos funcionais podendo produzir o pigmento vermelho ou não produzir nenhum pigmento (flores brancas); já as heterozigóticas possuem apenas um alelo funcional, não conseguindo produzir pigmento suficiente para dar cor vermelha à pétala, o que gera flores cor-de-rosa.

Podemos mencionar como exemplo de dominância incompleta, também, a coloração da plumagem de galinhas da raça andaluza. O cruzamento de aves de uma estirpe pura de plumagem branca com aves puras de plumagem preta dá origem a descendentes de cor cinza-azulada. Quando tais indivíduos de cor cinza-azulada são cruzados entre si, três tipos de descendentes são obtidos: 1 de plumagem preta, 2 de plumagem cinza e 1 de plumagem branca; em proporção 1:2:1. Sendo assim, trata-se de uma dominância incompleta porque, pois os indivíduos heterozigóticos apresentam a cor cinza-azulada, mediadora entre as cores branca e preta dos fenótipos dos indivíduos homozigóticos.

Nas ocorrências em que não existe dominância de um alelo do gene em relação a outro, o gene, em geral, é representado por uma letra maiúscula seguida de um indicador que distingue os genes. No caso da flor da boca de leão, por exemplo, podemos optar pela letra F para expressar o gene responsável pela cor da flor, com os índices que representam as cores vermelha (Fv) e (Fb). Dessa forma, os genótipos dessas plantas podem ser descritas assim: FvFv (flores vermelhas), FbFb (flores brancas) e FvFb (flores cor de rosa). No caso da plumagem das galinhas, o gene pode ser presentado pela letra P, logo, os indivíduos de plumagem preta são representados pela expressão PpPp; os de plumagem branca, pela expressão PbPb; e os de plumagem cinza-azulada, PpPb.

Referências:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Domin%C3%A2ncia_incompleta
http://biologicamentefalando.blog.com/2011/01/20/dominancia-completa-incompleta-e-co-dominancia/
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Genetica/leismendel6.php

Arquivado em: Genética