Clima do Espírito Santo

Graduado em Geografia (UNESP, 2012)
Mestre em Geografia (UNESP, 2016)

A região do Estado do Espírito Santo é litorânea e sua característica geral climática é de regime tropical quente e chuvoso, sem uma estação fria definida.

Na classificação de Köppen, que avalia aspectos do regime de chuvas e de temperatura, o Estado de Espírito Santo é classificado em seis tipos climáticos: Am, Aw, CFa, CFb, Cwa e Cwb.

Em geral a classificação de Espírito Santo é de Am (clima quente com chuvas no verão). Na região nordeste de Espírito Santo o inverno possui temperatura média superior a 18ºC e no verão temperaturas médias de 24ºC. A pluviosidade nessa região é alta atingindo médias de 1500 mm anuais e uma breve seca no inverno.

Na região oeste de Espírito Santo a classificação é Aw, com inverno seco e chuva concentrada no verão. No inverno a temperatura mínima é 18º C e no verão a temperatura média é de 24ºC. É uma região úmida com alta intensidade de chuvas que alcança 1800 mm anuais.

No sudoeste do Espírito Santo o clima identificado é o tropical de inverno seco (Cwa) com inverno rigorosos e verão quente, com temperaturas superiores a 22ºC.

Na região serrana de Espírito Santo o clima identificado é o tropical de altitude (Cwb). Nessa região tem temperaturas inferiores a 22ºC no verão e inverno rigoroso, apresentando chuvas concentradas no verão.

Em uma pequena porção na região Serrana é ainda encontrado o clima Cfa (verão quente sem estação de seca) e Cfb (com verão brando e sem estação seca).

Bibliografia consultada

http://www.cnpf.embrapa.br/pesquisa/efb/clima.htm

ANTONGIOVANNI, Lídia; COELHO, André. Panorama sobre a desertificação no Estado do Espírito Santo. Outubro de 2005.

Arquivado em: Espírito Santo