Exercícios - Região Nordeste

Compilação de questões sobre a região Nordeste do Brasil.
Ler artigo Região Nordeste.

Exercício 1: (PUC-RIO 2008)

Em relação à diversidade fisiográfica de cada estado federado da região Nordeste brasileira, as unidades político-administrativas mais e menos sertanejas são, respectivamente:


Exercício 2: (ADVISE 2009)

Em se tratando da Região Nordeste do Brasil vale destacar que:

I. A zona da mata é a área de maior concentração demográfica e urbana, nesse trecho do Nordeste temos importantes atividades econômicas relacionadas aos distritos industriais, petroquímica e monocultura canavieira e cacaueira;

II. Do ponto de vista sócio-econômico, o Nordeste apresenta os mais elevados índices de pobreza do país. Problemas como o analfabetismo, desnutrição, mortalidade infantil, subemprego, moradia precária, falta de assistência médica e de educação são alguns exemplos;

III. A economia regional é frágil, descapitalizada e totalmente controlada por algumas oligarquias locais ou por grandes empresas estrangeiras associadas ao capital nacional e regional;

IV. Tanto a produção algodoeira e de agave, quanto à produção de pecuária extensiva estão inseridas em áreas litorâneas e do Recôncavo baiano, a exemplo do cacau.

São itens incorretos:


Exercício 3: (UFF 2008)

“Os fatores de conservação transformaram o semi-árido em uma região aparentemente sem história, dada a permanência e imutabilidade dos problemas. Como se com o decorrer das décadas nada tivesse se alterado e o presente fosse um eterno passado. A cada seca, e mesmo no intervalo entre uma e outra, milhares de nordestinos foram abandonando a região. Sem esperança de mudar a história das suas cidades, buscaram em outras paragens a solução para a sobrevivência das suas famílias. Foi nos sertões que permaneceu inalterado o poder pessoal dos coronéis, petrificado durante o populismo e pela migração de milhões de nordestinos para o sul” (VILLA, Marco Antonio. Vida e morte no sertão: história das secas no Nordeste nos séculos XIX e XX. São Paulo: Ática, 2000, p. 252).

Com base no trecho acima, é possível concluir que:


Exercício 4: (UFSC 2017)

João Grilo
Mas Chicó, e o rio São Francisco?

Chicó
Só podia estar seco nesse tempo, porque não me lembro quando passei...
E nesse tempo todo o cavalo ali comigo, sem reclamar nada!

[...]

Palhaço
[...] nas cenas seguintes, dois demônios vestidos de vaqueiro,
pois isso decorre de uma crença comum no sertão do Nordeste

SUASSUNA, Ariano. Auto da Compadecida. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014, p. 23 e 117.

Sobre o Nordeste brasileiro, é correto afirmar que:


Exercício 5: (UDESC 2017/2)

Associe as sub-regiões do Nordeste brasileiro com as devidas características.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.


Exercício 6: (FUVEST 2017)

Em 1932, o Estado Brasileiro instalou campos de concentração de flagelados no Ceará, desde a região do Cariri até Fortaleza, destinados a isolar os retirantes que saíam do interior. No total, esses campos chegaram a concentrar mais de 73 mil pessoas vivendo sob condições precárias.

Sobre o tema das secas no Nordeste, é correto afirmar que:


Exercício 7: (PUC-SP 2018/1)

Observe a ilustração abaixo e assinale a alternativa CORRETA quanto ao que está representado.

 


Exercício 8: (Acafe 2015/2)

“...Veio, então, uma seca intensa e duradoura de 1877 a 1879, que resultou em trágica mortandade da região com estimativa de cerca de 500.000 óbitos. Foi a partir desse choque que atingiu a sociedade brasileira que começou uma busca de soluções estruturais (Campos & Studart 1997). Foi nessa seca, que se atribui a Dom Pedro II a frase: “venderei a última pedra da minha coroa antes que um nordestino venha a morrer de fome”.
Fonte: <http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-811.pdf>. Acessado em: 13/05/2015.

O texto aponta a região do Nordeste brasileiro. Sobre essa região é correto afirmar, exceto:


Exercício 9: (URCA 2017/1)

Sobre o Nordeste brasileiro é correto afirmar:


Exercício 10: (URCA 2016/2)

Passados mais de cinquenta anos da publicação do Livro “A terra e o homem no Nordeste” (Andrade, 1963), novas dinâmicas instalaram-se na região. A respeito das dinâmicas espaciais do passado e do presente, é CORRETO afirmar que:


Páginas: [1] 2