Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul

A Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul é composta por três bacias secundárias que não possuem ligações entre si, embora todas deságuem no Oceano Atlântico. São três os trechos que compõem a bacia do Atlântico Sul: Atlântico Sul-Sudeste, Atlântico Norte-Nordeste e Atlântico Leste.

  • Atlântico Sul-Sudeste – É composto por rios de importância regional, situados a partir da divisa do Rio de Janeiro e São Paulo.  Esse trecho é dividido em dez sub-bacias, sendo os rios de maior importância: Itajaí, Jacuí, Ribeira do Iguape, Jaguarão, Mampituba, bacia do arroio Chui, entre outros. As lagoas do Rio Grande do Sul, lagoa dos Patos e lagoa Mirim também fazem parte do trecho Sul-Sudeste da bacia do Atlântico Sul. Os rios que compõem esse trecho são fonte para a geração de energia, são utilizados como vias de transporte hidroviário e/ou são fonte para o abastecimento d'água.
  • Atlântico Norte-Nordeste – É composto por rios caudalosos e perenes – em sua maioria – que banham grandes áreas dos estados do Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Piauí, Ceará e Amapá, além de parte dos estados de Alagoas, Pernambuco, Pará e Paraíba [região da Ponta do Seixas, ponto mais oriental do País]. Os rios de grande porte que compõem o trecho norte-nordeste da bacia do Atlântico Sul são: Acaraú, Capibaribe, Jaguaribe, Grajaú, Piranhas, Pindaré, Potengi, Mearim, Una, Itapecuru, Pajeú, Turiaçu e Parnaíba, sendo que o último tem grande importância como hidrovia, pela qual é transportada a produção agrícola regional.
  • Atlântico Leste - É composto por diversos rios de grande importância regional, tais como Paraíba do Sul, Jequitinhonha, Itapicuru, Pardo, das Contas, Paraíba do Sul, Paraguaçu, entre outros, que abrangem os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Sergipe. No trecho leste da bacia do Atlântico Sul são encontradas importantes cidades ribeirinhas, como por exemplo, a cidade de Volta Redonda, e grandes industrias, como a Companhia Siderúrgica Nacional.

Bibliografia:
BACIAS DO ATLANTICO SUL. Ambiente Brasil. Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/locais_de_pesca/bacias_do_atlantico_sul.html Acessado em 25 abr. 2010.

Principais bacias hidrográficas brasileiras. Disponível em: http://www.brcactaceae.org/hidrografia.html#norte Acessado em 25 abr. 2010.

Arquivado em: Hidrografia