Exercícios - Regime Militar

Lista de questões de vestibulares sobre o Regime Militar no Brasil.
Ler artigo Regime Militar.

Exercício 11: (URCA 2018/1)

“O ex-deputado federal Diógenes Arruda Câmara denunciou, em seu depoimento, em 1970, o que ocorreu à filha de seu companheiro de cárcere, o advogado Antônio Expedito Carvalho: (...) ameaçaram torturar a única filha de nome Cristina, com dez anos de idade, na presença do pai; ainda assim, não intimidaram o advogado, mas, de qualquer maneira, foram ouvir a menor e, evidentemente, esta nada tinha a dizer, embora as ameaças feitas – inúteis, por se tratar de uma inocente que, jamais, é obvio, poderia saber de alguma coisa” (Depoimento retirado do Livro Brasil Nunca mais: relato para a História, organizado pela arquidiocese de São Paulo, publicado em 1986, pela Editora Vozes, p. 44).

Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta sobre o Regime Militar brasileiro entre 1964 e 1985.


Exercício 12: (URCA 2017/2)

Em 31 de Março de 2013, o golpe militar de 1964 completou 53 anos, mas ainda está recente na memória de muitos brasileiros. O período da ditadura militar no Brasil compreende os anos de 1964 a 1985, e foi um período marcado principalmente pela repressão, tortura e censura dos meios de comunicação. Analise as alternativas abaixo e identifique a INCORRETA.


Exercício 13: (Unespar 2016)

Sobre o Regime Militar no Brasil (1964-1985) e seus desdobramentos atualmente, analise as seguintes sentenças:

I. A tomada do poder pelos militares, em 1964, contou com o apoio explícito de amplos setores sociais, religiosos, de grande parte dos políticos do Congresso Nacional e de instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil.
II. A Comissão Nacional da Verdade foi criada em 2011 a fim de, entre outros, apurar as violações de direitos humanos cometidas por agentes públicos no período 1964-1985 e investigar o desaparecimento de presos políticos, sem, no entanto, ter condições legais de punir os culpados.
III. De modo semelhante ao que ocorria no cenário internacional bipolarizado, no Brasil, o governo militar adotou uma posição nacionalista e pró-capitalista e combateu indivíduos e/ou grupos ligados ou suspeitos de ligação com tendências políticas comunistas, sobretudo aquelas de caráter internacionalista.
IV. Embora tenha limitado os direitos civis, o governo militar foi desprovido de corrupção, aumentou consideravelmente o Produto Interno Bruto e melhorou significativamente a distribuição de renda e o poder aquisitivo do trabalhador, se comparado ao período precedente.


Exercício 14: (Unespar 2015)

As expressões “Revolução” e “Golpe” foram e ainda são usadas para designar um mesmo fenômeno político no Brasil, que se iniciou no primeiro semestre de 1964 e perdurou até 1985, um período que ficou conhecido como Regime Militar. As palavras geralmente não são instrumentos neutros para se descrever ações e fenômenos históricos, entre outros motivos, porque elas podem denotar os critérios de classificação ou um determinado juízo de valor de quem as usa. Na caracterização do Regime Militar, o termo:


Exercício 15: (Unespar 2015)

A Usina Hidrelétrica de Itaipu foi planejada desde 1966. Os presidentes do Brasil (João Figueiredo) e do Paraguai (Alfredo Stroessner) inauguraram oficialmente a Usina em 05 de novembro de 1982. No entanto, a produção de energia só teve início quando entrou em operação a primeira unidade geradora, em 05 de maio de 1984.

Sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipu é correto afirmar que:


Exercício 16: (UECE 2018.1 - 1ª Fase)

De 1964 até o final da década de 1970, as produções e manifestações artísticas brasileiras bem como os movimentos culturais foram marcados


Exercício 17: (UDESC 2019/2)

A partir de 1964 tem-se, no Brasil, a instauração de um regime que ficou popularmente conhecido como Ditadura Militar, instaurado a partir da deposição do então presidente João Goulart. Alguns historiadores, como Daniel Araão Reis Filho, reivindicaram, porém, a nomenclatura de Ditadura Civil Militar, na medida em que o regime contou com a participação civil.

Para justificar esta nomenclatura e exemplificar este envolvimento cita(m)-se:


Exercício 18: (UDESC 2020/1)

Considerando as relações estabelecidas entre Estado e Sociedade Civil, no Brasil, entre os anos 1964 a 1985, analise as proposições.

I. Houve ações de resistência por parte de diferentes setores da sociedade civil, inclusive, por meio da luta armada.

II. Durante todo este período foram amplamente respeitados os direitos civis e as garantias fundamentais dos cidadãos pelos órgãos ligados aos poderes instituídos.

III. Apesar de se constituir em um regime autoritário, a liberdade de imprensa vigorou durante todo o período.

Assinale a alternativa correta.


 
Páginas: 1 [2]