Colônias de povoamento

Licenciatura Plena em História (Faculdade JK-DF, 2012)
Pós-graduação em História Cultural (Centro Universitário Claretiano, 2014)

Publicado em 07/02/2019

Os conceitos de colonização de povoamento, colonialismo de ocupação ou colônia de povoamento é o termo que se menciona para explicar o processo de formação colonial promovida por um estado maior. Neste caso os colonizadores eram ocidentais e tinham o objetivo de estabelecer uma sociedade e um modo de vida fundamentado na agricultura para a produção de bens alimentícios essenciais, extração de minério e comercialização desses componentes.

No início da idade moderna os europeus chegaram à conclusão que para dominar efetivamente e proteger os territórios conquistados, não bastava somente explorá-los, era necessário ocupá-los. Essa estratégia vigente nesta época surgiu como uma maneira de conter os nativos e defender a região de outros invasores, no caso, os rivais também designados de colonizadores.

Estes conquistadores povoaram continentes que conhecemos hoje como América, África e Austrália. Os ingleses colonizaram os Estados Unidos assim como uma parte do Canadá que ficou dividido outra parte com os franceses.

Na América países como: México, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Chile, Argentina, Uruguai e Paraguai foram povoados por espanhóis. Exceto o Brasil que foi ocupado por portugueses que também ficaram com outros países da África; Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, etc. Os Ingleses também dominaram a África do Sul, Quênia, Serra Leoa, etc. França, a Argélia e alguns países do norte da África e América.

Franceses e ingleses eram grandes rivais e esforçaram-se para povoar as ilhas das Antilhas, estabelecer seus objetivos políticos, garantir suas propriedades e manter seus meios de subsistência.

Os ingleses foram pioneiros no processo de povoamento da América. A questão da intolerância religiosa e a esperança de ter um pequeno pedaço de terra para plantar e comercializar, facilitou o deslocamento dos colonizadores para esses locais. Assim foram surgindo várias fazendas autônomas que colaboravam para o mercado interno. A agricultura era diversificada, havendo manufaturas e uma forma de governo próprio.

Espanhóis também saquearam muitas terras indígenas, apropriaram de diversas civilizações, povoaram e exploraram seus recursos naturais, como maneira de protegê-las e dar continuidade à dominação.

O Brasil era uma colônia que tinha a economia baseada na comercialização de produtos tropicais e assim como os outros colonos, os portugueses também decidiram povoar como um meio de proteção, já que havia grande ameaças externa por parte dos franceses (que já tinham explorado pau-brasil no nordeste brasileiro) e também pelos Holandeses (no norte do país).

Através de pequenas aldeias espalhadas inicialmente no norte do país, eram desenvolvidas inúmeras lavouras de cana-de-açúcar, procedeu ao desenvolvimento da pecuária, explorou-se as pedras preciosas e várias atividades comerciais entre as rotas marítimas.

Sabemos que através da exploração desses territórios ocorreram mortes e genocídios de diversas civilizações. O povoamento dessas regiões foi um projeto não só de ocupação e proteção, mas também uma substituição e o deslocamento de diversas pessoas de seu país de origem, como os africanos que foram trazidos da África para serem escravos. Tal fato acarretou no desaparecimento, miscigenação, bem como no surgimento de várias culturas.

A colonização e o povoamento dessas colônias geraram muitos lucros para os colonizadores que aproveitavam para fazer a expansão dos territórios para seus colonos. Assim foram estabelecendo novas políticas administrativas e tratados coloniais que posteriormente acarretaram na emancipação das mesmas.

Leia também:

Referências:

https://conhecimentocientifico.r7.com/o-brasil-era-colonia-de-povoamento-saiba-o-que-era-e-como-funcionava/. acesso: 09 jan.2019.

https://pautaslivres.wordpress.com/2007/12/17/as-colonias-de-povoamento-do-hemisferio-norte/ acesso: 09 jan.2019.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_de_povoamento acesso: 09 jan.2019.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Coloniza%C3%A7%C3%A3o_espanhola_da_Am%C3%A9rica acesso: 09 jan.2019.

Arquivado em: História, Idade Moderna