Guerra de movimento

Mestrado em História (UDESC, 2012)
Graduação em História (UDESC, 2009)

Ocorrida entre agosto e novembro de 1914, a chamada guerra de movimento primeira fase da Primeira Guerra Mundial. Este período ficou conhecido por ocorrerem vários ataques muito rápidos. Neste momento os soldados alemães que se direcionavam para a Bélgica, conseguem submeta-la e a invadem, porém, os franceses e russos resistem a ofensiva alemã e conseguem se mobilizar, mesmo assim seus esforços não foram suficientes na para detê-los na região belga de Liège. Os alemães chegam aos arredores de Paris com setenta e oito divisões com armamentos pesados. O General alemão Joffre, que era extremamente habilidoso, recuou suas tropas até o rio Marne, que eram um dos principais afluentes do rio Sena, tendo neste espaço a primeira batalha, onde pelo menos dois milhões de soldados se confrontaram, não havendo ganhos significativos, esses efetivos conseguiram apenas deter os exércitos alemães.

Neste meio tempo, entre 26 e 30 de agosto de 1914, os russos foram vencidos pelo general alemão Hindenburg na batalha de Tannemberg, região que fica ao norte da Polônia. Os russos contavam com aproximadamente 150 mil solados e os alemães contavam com 230 mil e os venceram com certa facilidade, deixando a Rússia em situações precárias na sua parte oriental da guerra. Novamente os alemães vencem os russos no combate que ocorreu nos lagos Masurianos, região que fica também na Polônia, atrapalhou os planos futuros dos russos durante a guerra. Os movimentos da primeira guerra passaram pela Ásia, onde os japoneses reivindicavam colônias alemãs no Pacífico, e as investidas franco-britânicas no continente africano.

Na região do noroeste da França onde os exércitos alemães conseguiram avançar dominando várias áreas industriais importantes. Com a batalha de Marne, os alemães são detidos, e com isso tentam uma saída em direção ao oceano Atlântico próximo ao Reino Unido no porto de Calais, porém são impedidos pelos exércitos belgas na batalha de Yser. A linha da frente extremamente protegida, afim de que os alemães não alcançassem o oceano, continha um grande número de soldados. Em outubro de 1914 o exército belga conseguiu deter o avanço alemão, mesmo com grandes baixas.

O Governo francês, na tentativa de se precaver, pois tinha medo que novos ataques vindos dos alemães pudessem ocorrer, abandonou a cidade de Paris, que fica na região central da França, e transfere a capital para região sudoeste na cidade de Bordeaux. Foi uma atitude inútil, pois a Alemanha não tinha mais recursos para realizar novos ataques, terminando assim, a primeira fase da Primeira Guerra mundial: a guerra de movimento.

Referência:

Rodrigues, Luiz Cesar B. A primeira Guerra Mundial. São Paulo: Atual, 1994.