O Museu Histórico Nacional é um dos mais importantes do país.
![Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Foto: Carlos Luis M. C. da Cruz [domínio público], via Wikimedia Commons](https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2011/07/museu-historico-nacional-450x298.jpg)
Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro. Foto: Carlos Luis M. C. da Cruz [domínio público], via Wikimedia Commons
Assim se construiu o conjunto arquitetônico que hoje forma o Museu Histórico Nacional. Em decorrência da localização estratégica para a defesa da corte, contudo, as instalações que foram mantidas fizeram com que tal local fosse área militar até o ano de 1908, só mudando de orientação quando o Arsenal de Guerra foi transferido para a ponta do Caju. O fim da escravidão no Brasil acabou com a razão de ser da prisão dos escravos, que foi reurbanizada e aterrada para receber exposições culturais. Como o Arsenal de Guerra foi transferido de seu prédio original, o local recebeu investimentos para abrigar, juntamente com a antiga Prisão do Calabouço, eventos culturais, dando vida a uma nova fase do conjunto arquitetônico.
O Museu Histórico Nacional foi finalmente aberto ao público no dia 12 de outubro de 1922, contando ainda com mais duas galerias criadas pelo então presidente Epitácio Pessoa, o qual almejava criar um museu dedicado à História do Brasil.
Apesar da área de mais de 20 mil Km², restam apenas as fundações do forte e da prisão dos escravos no Museu Histórico Nacional. Mas, este, é dotado de um rico acervo que é aberto ao público em exposições permanentes e temporárias. Destaca-se o acervo numismático que, com suas 127 mil peças, é o maior da América Latina. Sua biblioteca conta com mais de 57 mil títulos, incluindo obras raras dos séculos XVI, XVII e XVIII. E há ainda cerca de 50 mil documentos manuscritos e iconográficos que formam o acervo histórico do museu.
O Museu Histórico Nacional, além de referência para a história do Brasil, é um importante gerador de conhecimento. O museu abrigou o primeiro curso de Museologia no país e hoje é considerado o centro de referência para formação de profissionais dedicados à constituição dos museus brasileiros.
Fontes:
http://www.museuhistoriconacional.com.br/