Primeiro Império Francês

Napoleão deu um golpe militar no governo francês em 1799 e tomou o poder. Após esta ação, um Consulado acabou sendo instituído, no qual ele foi nominado como primeiro-cônsul. Três anos depois, Napoleão torna-se cônsul-vitalício, até que, em 1804 ele se auto-proclama imperador da França.

Seu poderio em território francês durou por 15 anos, nos quais ele liderou batalhas e acabou se tornando um mito histórico que seria lembrado por diversas gerações. Uma grande influência de Napoleão Bonaparte era o general romano Júlio César, um patrício, líder militar e político romano que teve papel fundamental na transformação da República Romana no Império Romano.

Na verdade, espelhando-se em Júlio César, Napoleão buscava transformar a França na maior potência mundial.Para atingir este objetivo, governou de maneira ditatorial e, no ano de 1810, ele já tinha domínio sobre toda a porção ocidental do continente Europeu, com exceção da Inglaterra. Em seu plano interno, o ditador teve papel importante no restabelecimento da estabilidade política francesa, criando uma estrutura que impulsionava os negócios da burguesia da França.

Como a Inglaterra era uma exceção dos territórios dominados por Napoleão, em 1805 os franceses organizaram-se em uma expedição para invadir as terras inglesas. Porém, a força naval francesa foi derrotada na Batalha de Trafalgar.

Desta forma, a Inglaterra torna-se o principal oponente da França, resistindo aos ataques de Napoleão com sua poderosa força marinha e desenvolvimento econômico. Uma forma que Napoleão arrumou para minar as forças inglesas foi impondo o Bloqueio Continental, fechando os portos europeus para o comércio com os ingleses.

A partir de 1810, Napoleão e o Primeiro Império Francês começaram a passar por diversos obstáculos que acabaram levando ao seu enfraquecimento. Dentro da França, Napoelão perdia prestígio em consequência de seu despotismo e dos malefícios trazidos pelas guerras. Naquela época, milhares de jovens tentavam escapar do serviço militar.

Após o declínio do Primeiro Império Francês, Napoleão renuncia ao trono francês e acaba sendo exilado na Ilha de Elba em 1814. Na França, foi restabelecida a monarquia dos Bourbon. Neste panorama, os países europeus vitoriosos organizaram o Congresso de Viena, que redesenhou o mapa político do continente europeu.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeiro_Imp%C3%A9rio_Franc%C3%AAs
http://www.tiosam.org/enciclopedia/index.asp?q=Napole%C3%A3o_I_de_Fran%C3%A7a

Arquivado em: História da Europa