Sumérios e Acadianos

A mesopotâmia é uma região de planalto de origem vulcânica localizada no Oriente Médio, entre os vales do tio Tigre e Eufrates, e que hoje é definido como o território do Iraque.

A primeira fonte de informação que temos que trata do povoamento da região é por volta de 1000 a .C quando alguns grupos humanos começaram a sedentarizar na região.

A partir da fixação no território é comum o desenvolvimento tanto da população quanto da exploração da localidade, principalmente os recursos hídricos, pois como já falamos a mesopotamia está entre os vales de dois rios.

Uma das populações que chegaram a esse território nesse período foram os Sumérios, que se fixaram entre a baixa e a média Mesopotâmia. Ali foram responsáveis por fundarem algumas cidades.

Além de possuírem uma boa área para cultivo de alimentos, eles também conseguiram fazer e manter um contato comercial com outros povos. Um dos fatos que possibilitaram o controle dessas atividades foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme. A escrita cuneiforme era basicamente a gravação de símbolos em blocos de argila, que além de terem grande importância economica também permitiu a criaçao de uma literatura muito rica.

Cada cidade fundada tinha um núcleo urbano cercado por terras destinadas ao cultivo e o uso dessa área era feito de maneira coletiva, pois pensavam que essas terras pertenciam aos deuses.

Estas cidades tinham como características também a descentralização de cada uma delas, muito parecida com a noção de cidades-estado gregas que nós temos, e cada uma delas era controlada por um sacerdote que era auxiliado por um conselho de anciãos. Esse chefe político era conhecido como Patesi e tinha como tarefa a organização da população, o controle dos exércitos e a cobrança de impostos.

Por causa da autonomia das cidades mesopotamicas surgiram alguns conflitos entre eles mesmos. E foi justamente em um desses conflitos que os povos semitas ocuparam algumas regiões proximas a suméria, inaugurando a civilização acadiana.

Os acadianos conseguiram impor sua hegemonia nas cidades-estados sumerianas até que o rei Sargão I promoveu a unificação nas cidades do centro sul mesopotamico. Porém seu dominio foi bem curto pois havia uma grande tentativa de invasão de outros povos próximos.

Fontes:
http://www.historiadomundo.com.br/sumeria/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ac%C3%A1dia_%28Mesopot%C3%A2mia%29
http://sofos.wikidot.com/acadianos