Zonas ocupadas pelos Aliados na Alemanha

Após a Alemanha Nazi ser derrotada na Segunda Guerra Mundial, as tropas dos aliados fizeram, gradualmente, um sistema de ocupação nas terras alemãs. Esses territórios ficaram conhecidos como Besatzungszeit, algo como ocupação da Alemanha, e sofreram uma divisão por áreas que ficaram sob controle de cada potência que saiu com a vitória do confronto mundial. Esse panorama manteve-se entre os anos de 1945 e 1949 e ficou da seguinte forma: quatro zonas de ocupação com funções administrativas a oeste da Linha Oder-Neisse.

Estas divisões foram acordadas pela Comissão Assessora da Europa e seu estabelecimento se deu na Conferência de Teerã, realizada no ano de 1943. Com isso, um protocolo fixou a partilha territorial em 3 zonas ocidentais e uma zona soviética. As áreas demarcadas uniam fronteiras antigas entre os territórios alemães de Hannover, da Prússia, Hesse e Turíngia, Hesse e Anhalt e Baviera.

Naquela época, as tropas norteamericanas ultrapassaram os limites que estavam no acordo e chegaram a avançar alguns locais demarcados em cerca de 200 milhas. Com isso foi criada uma área de contato entre os americanos e os soviéticos, porém isso não durou por muito tempo. No mês de julho de 1945, com o fim das hostilidades, o contingente dos EUA retirou-se da região acordada para União Soviética após dois meses da invasão. Este movimento foi considerado como uma estratégia de persuasão à URSS com o propósito de dar permissão a britânicos, franceses e americanos e seus exércitos nas áreas designadas anteriormente em Berlim.

Outro fator citado como crucial para a recolha das tropas americanas foi a Operação Paperclip, realizada pelo serviço de inteligência dos EUA. O objetivo desta ação foi levar ao território americano alguns especialistas em armas químicas, foguetes e medicina da Alemanha.

Embora estas áreas demarcadas entre ocidente e oriente tivessem duração indefinida, os EUA, Reino Unido e França uniram sua fronteiras para solidificar o território e criar zonas com força política para deter qualquer influência militar ou econômica da Alemanha Oriental, que era ocupada pelas forças soviéticas. Com essa junção entre os Aliados, foi criado o território que ficou conhecido com Alemanha Oriental, que teve o Muro de Berlim, derrubado em 9 de Novembro de 1989, com o ícone da Guerra Fria. Após a destruição do muro, houve o colapso da União Soviética e a ascensão da economia capitalista da Alemanha.

Fontes:
COTRIM, Gilberto. História Global: Brasil e geral. São Paulo: Editora Saraiva, 2005.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Zonas_ocupadas_pelos_Aliados_na_Alemanha