História do Cerco de Lisboa

A História do Cerco de Lisboa, de José Saramago, é a história de Raimundo Benvindo, um revisor de textos que acaba cometendo um erro proposital ao corrigir um livro sobre a história do cerco de Lisboa, ao acrescentar um “não”. A palavra altera o sentido do fato histórico de uma forma decisiva, fazendo com que a história relate o apoio dos cruzados aos portugueses, o que garantiria o cerco e acarretaria na queda de Lisboa.

Ao enviar o texto errado para uma editora, a mesma acrescenta uma errata e resolve o problema.

O ato cometido por Raimundo acaba mudando radicalmente sua vida, principalmente por conhecer Maria Sara, a diretora dos revisores que acaba lhe pedindo para reescrever a história da o Cerco de Lisboa baseada na não-ajuda dos cruzados. Raimundo resolve reescrever aquele episódio histórico, agora, porém, de forma fictícia, e conta a história da tomada de Lisboa sem a participação dos cruzados. Durante o tempo em que escreve esta história, apaixona-se por Maria Sara e inicia um relacionamento com ela.

Em sua história sobre o Cerco de Lisboa, há um personagem chamado Mogueime, que se destaca por sua força, valentia e bondade, e é considerado o herói da história. O soldado se apaixona por Ouroana e vive na ficção uma história muito semelhanto à história de Raimundo com Maria Sara. A história contada pelo livro é desenrolada sob diferentes planos que são a história real do certo de Lisboa e a história contada por Raimundo. Uma das características mais interessantes desta obra é a narração acontecendo em diferentes planos.

É desencadeada uma reflexão a respeito da aproximação do texto histórico com o texto literário. O livro mistura o evento histórico, acontecido no ano de 1147, com a ficção criada pelo personagem Raimundo.

O autor do livro, José Saramago, foi um escritor português e se tornou um autor lido e reconhecido mundialmente. As obras do autor deram maior destaque à prosa em língua portuguesa, e Saramago acabou ganhando importantes prêmios como o “Prêmio Camões” em 1995 e o Prêmio Nobel de Literatura, em 1998.

Fontes:
http://vestibular.uol.com.br/resumos-de-livros/historia-do-cerco-de-lisboa.htm
http://www.posfacio.com.br/2013/03/01/historia-do-cerco-de-lisboa-jose-saramago/
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/resumos-de-livros/historia-do-cerco-de-lisboa.html
http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/vestibular/noticia/2013/07/saiba-mais-sobre-historia-do-cerco-de-lisboa-de-jose-saramago-4187534.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Cerco_de_Lisboa

Arquivado em: Livros