Livros de J. K. Rowling

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Este é o primeiro volume de uma saga de sete livros da autora. Harry Potter é um órfão que vive com os tios Dursley até os 11 anos. É justamente na noite de seu aniversário que ele recebe a visita de Hagrid, uma criatura gigantesca a serviço de Dumbledore, diretor de Hogwarts, a famosa escola de magia. Então o garoto descobre que é um bruxo e a verdade sobre a morte dos seus pais é revelada. Eles foram cruelmente assassinados pelo bruxo das trevas, Voldemort. Na escola Harry conhece Ronald Weasley e Hermione Grange. Ao lado dos dois ele viverá inúmeras aventuras. Aqui os três tomam conhecimento de que a pedra filosofal, a qual supostamente tem o dom de conferir ao seu proprietário a imortalidade, está em algum lugar de Hogwarts. Eles suspeitam que um dos professores deseja furtar o artefato e então resolvem descobrir onde ela está e protegê-la.

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter está agora com quatorze anos, idade ideal para começar a prestar atenção nas garotas a sua volta. E realmente ele se apaixona pela primeira vez neste quarto volume de suas aventuras fantásticas. A história tem início com um campeonato esportivo, o Torneio Mundial de Quadribol,  fora do perímetro de Hogwarts, quando Harry e seus amigos têm a oportunidade  de conhecer bruxos de outras instituições. Mas tudo se transforma em puro pavor quando os Comensais da Morte, seguidores fervorosos do vilão Voldemort, aparecem para acabar com a alegria e anunciar, assim, a iminente volta de seu mestre sombrio. Ao voltarem para a escola, Harry e os companheiros são notificados de que este ano letivo testemunhará o Torneio Tri-Bruxo, reservado apenas aos bruxos mais velhos e experientes.  De repente, porém, a amizade de Harry com Rony começa a balançar quando o famoso bruxo, surpreendentemente, vê seu nome ser escolhido para participar do terrível campeonato.

Harry Potter e a Ordem da Fênix

Neste livro o protagonista sente a solidão aterrissar com força total em sua vida. Ele se sente sufocado e abandonado na casa de seus tios, sem contato com ninguém do universo de Hogwarts. No ano anterior ele presenciara o retorno de Voldemort, mas ninguém parece acreditar em suas palavras, apesar do aparente apoio de Dumbledore. Desesperado, ele é vítima de um ataque dos dementadores, que parecem ter abandonado Azkaban, depois de contribuírem com a fuga de vários seguidores de Voldemort, entre eles Bellatrix Lestrange, irmã de seu padrinho Sirius Black, ainda procurado pelas autoridades. Quando tudo parece se tornar cada vez mais sombrio, a vida de Harry é invadida por vários bruxos que o retiram da casa dos tios e o levam à casa de Sirius, a qual agora é a sede da Ordem da Fênix, encarregada de proteger Harry e um segredo oculto no prédio do Ministério.

Harry Potter e as Relíquias da Morte

A autora se supera nesta última sequência da saga Harry Potter. A autora mergulha fundo em temas já delineados nos livros anteriores, como as questões da morte e da alma humana. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte ela desconstrói a imagem de alguns personagens, principalmente a do ‘bondoso’ Professor Dumbledore. O próprio Harry é um personagem cada vez mais atormentado e dividido, ligado a maior parte do tempo à mente de seu principal adversário, Lorde Voldemort, momentos nos quais experimenta uma fúria e uma loucura crescentes. Em As Relíquias da Morte a face oculta dos principais personagens é revelada, o que leva o leitor a sentir uma empatia maior por eles, uma vez que seus conflitos e dilemas interiores são semelhantes aos de cada ser. Mesmo entre os próprios Comensais da Morte  é possível encontrar por trás das máscaras criaturas mais humanizadas. O tema que mais se destaca, porém, é o da própria morte.

O Chamado do Cuco

Neste brilhante e comovente romance a autora de Harry Potter, aqui com o pseudônimo de Robert Galbraith, tem a oportunidade de desenvolver uma de suas preferências literárias, o gênero policial. Ela procurou se ocultar sob um nome artístico para ter maior liberdade na criação de uma história envolvendo mistério e a investigação de um crime, suas leituras mais diletas. Tudo tem início quando o corpo de Lula Landry, uma modelo belíssima, negra, se projeta da varanda de sua cobertura, repleta de neve, na direção da morte. Apesar da beleza rara e da fama internacional, a jovem revelava uma mente perturbada e vinha tentando se recuperar da dependência química. Assim, foi fácil concluir que ela havia se suicidado. Pouco tempo depois, porém, o irmão dela, que não crê absolutamente nesta possibilidade, procura o investigador particular Cormoran Strike para buscar a verdade.

Arquivado em: Livros