Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister

Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister é uma obra do escritor Johann Wolfgang von Goethe, também autor de Os Sofrimentos do Jovem Werther. De acordo com a crítica literária, esta foi a produção inaugural do chamado romance de aprendizado, ou de formação, que consiste em obras onde o principal personagem, ao longo dos capítulos, caminha por uma jornada de desenvolvimento psicológico, social, político e espiritual.

Na época de sua publicação, o livro Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister foi dividido em oito tomos, sendo que cinco eram remessa de teatro e apareceram entre os anos de 1777 e 1786. A publicação destes livros em formato de romance foi lançada apenas 20 anos depois.

O enredo do romance é a jornada de Wilhelm Meister, um jovem que tem pais comerciantes de alta classe social e viaja por seu país, Alemanha, na companhia de um grupo teatral. Desta forma, começa a conhecer diversos locais e ter contato com diferentes pessoas. Com o desenrolar da história, Wilhelm começa a mudar de opinião a respeito da vida que escolhera. Percebe, enfim, que não quer ser um artista, almeja apenas ter um casamento feliz e filhos, assim como aproveitar a simplicidade da vida.

A partir deste momento, o jovem é levado para a Sociedade da Torre, uma entidade secreta. Wilhelm descobre que este grupo foi formado pela nobreza com o intuito de guiar jovens à formação e desenvolvimento que almejam. Também descobre que vem sendo acompanhado pela sociedade há muito tempo, que se apresenta na forma de pessoas incumbidas de influenciar suas principais decisões e alterar seus pontos de vista. O grupo, então, acaba por afirmar que o jovem estaria preparado para caminhar em frente e que seus anos de aprendizado teriam cessado naquele momento.

Wilhelm começa a se dedicar ao seu filho Féliz, buscando encontrar uma mulher que possa ser uma boa mãe para o garoto. Reencontra Natália, uma paixão antiga. A mulher, que se casa com o jovem, também faz parte da sociedade secreta e Goethe deixa uma dúvida no ar: ela teria se casando com ele por espontânea vontade ou essa seria mais uma artimanha da Sociedade da Torre para continuar controlando a vida de Wilhelm?

Na época de sua publicação, Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister foi rotulado como “romance de aprendizado”, pois o jovem busca desenvolver-se pessoalmente através de suas decisões (livre-arbítrio), que são controladas pela sociedade secreta, que seria o destino. A obra de Goethe foi considerada, entre outras coisas, como um retrato perfeito da sociedade da segunda parte do século XVIII.

Fontes:
http://www.editora34.com.br/detalhe.asp?id=349
http://revistacult.uol.com.br/home/2010/03/shakespeare-em-goethe/
http://stoa.usp.br/flaviofabricio/weblog/53813.html
http://rollingstone.com.br/guia/livro/os-anos-de-aprendizado-de-wilhelm-meister/

Arquivado em: Livros