Os Melhores Contos

Rubem Braga se consagrou como cronista, porém suas crônicas podem também ser chamadas de contos, pois devido ao Modernismo fortemente presente em sua literatura, a crônica facilmente pode se tornar uma criação ficcional, evoluindo para o conto e para  prosa poética.

Suas crônicas acabaram criando um conflito na definição do gênero, pois escondiam com complexidade em uma prosa natural e divagadora. Contudo, é uma prosa com vocabulário muito bem escolhido, com frases curtas e com uma preferência para os períodos compostos por coordenação, sem deixar de usar os períodos mais longos e com sintaxe mais enlaçada. Toma liberdade de utilizar coloquialismos proporcionando um ritmo mais agradável à narrativa, e retomando a arte do conto oral popular, dos contadores de “causos”.

O olhar do escritor é mais voltado para os acontecimentos do dia a dia, os momentos instantâneos, os flagrantes do cotidiano, os fragmentos da vida. Não perde, contudo, a emoção poética do lirismo, o que dá à sua prosa uma fluidez que se destaca aos olhos de quem lê. O espaço é urbano e as histórias relatadas são sempre da vida moderna.

Algumas vezes o narrador se apresenta em primeira pessoa, embora quase nunca seja o centro na história. Age mais como um observador, que, geralmente em cenários da cidade grande, tem curiosidade por aquilo que lhe é externo e vai fazendo destas observações pequenas histórias melancólicas e por vezes nostálgicas, por não conseguir recuperar valores éticos do seu passado.

Seu estilo se aproxima ao de Manuel Bandeira e suas crônicas são consideradas poéticas, pois o “eu” costuma refletir liricamente a respeito das situações, sempre de modo subjetivo e emotivo. Rubem Braga foi mestre em mostrar os aspectos significativos os eventos cotidianos comuns.

Fontes:
http://vestibular.uol.com.br/resumos-de-livros/os-melhores-contos.htm
http://www.sosestudante.com/resumos-o/os-melhores-contos-rubem-braga-2.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rubem_braga
http://rua44.info/letras-arte-paixao/40-resumos-literarios/415-os-melhores-contos-de-rubem-braga
http://www.algosobre.com.br/resumos-literarios/melhores-contos.html

Arquivado em: Livros