Golfinho Nariz-de-Garrafa

O golfinho nariz de garrafa (Tursiops truncatus) é um golfinho que ficou famoso com um seriado que passava na televisão na década de 60, primeiramente na televisão norte americana e em decorrência do sucesso, posteriormente no mundo inteiro. Este golfinho é conhecido por diversos nomes, porém o mais famoso é ''flipper'', nome usado pelo golfinho protagonista no seriado. Seu nome em inglês é botllenose dolphin que traduzindo para o português ficaria como golfinho nariz de garrafa. Em diversas regiões do litoral brasileiro onde ocorre recebe diversos nomes populares, como por exemplo, boto e boto escuro.

Golfinho Nariz-de-Garrafa
Golfinho Nariz-de-Garrafa
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetacea
Família: Delphinidae
Gênero: Tursiops
Espécie: Tursiops truncatus

O flipper ou boto é um golfinho pertencente a ordem dos cetáceos e subordem dos odontocetos, pertencente a família Delphinidae. Este golfinho é cosmopolita, isto significa que ocorre em praticamente todo o globo. Este animal pode ser encontrado tanto em ambientes estuarinos, costeiros e oceânicos, sendo que seu comportamento faz com que realizem migrações diárias de vários quilômetros. São encontrados particularmente em águas tropicais, subtropicais e águas temperadas. O único ambiente onde este golfinho não ocorre é em zonas árticas polares.

Este golfinho possui um comportamento de vir a superfície respirar em média a cada 1 e 2 minutos, porém podem realizar mergulhos mais profundos e desta forma estar um maior tempo submerso, cerca de 5 minutos.

O flipper é um grande nadador, possui um corpo característico fusiforme, o qual o faz ser hábil a natação, podendo se deslocar e fazer muitas manobras, como saltos totais, parciais e diversos outros comportamentos. O comprimento do corpo pode atingir ao nascer cerca de 84 cm a 140 cm, pesando de 14 kg a 20 kg. Quando adultos o tamanho será maior e os indivíduos machos podem medir cerca de 244 a 381 cm e pesar cerca de 500kg. As fêmeas adultas possuem um comprimento de corpo menor que os machos adultos podendo medir cerca de 228cm a 366cm e pesar a metade do peso dos machos, 250 kg. Com estas característica é possível verificar que existe um dimorfismo sexual em relação ao tamanho do corpo nesta espécie.

Mapa de distribuição do Tursiops truncatus. Ilustração: IUCN.

Como a maioria dos outros golfinhos, o flipper é polígamo, isto significa que o animal pode ter relações sexuais com mais de uma fêmea. As fêmeas geralmente atingem a maturidade sexual quando possuem cerca de cinco a dez anos de idade, sendo que os indivíduos machos vão atingir a maturidade sexual quando possuírem cerca de oito a treze anos de idade. O período reprodutivo para esta espécie vai depender das regiões onde são encontrados. Os períodos de gestação para esta espécie é de 12 meses, sendo que cada fêmea gera apenas um filhote. As fêmeas desta espécie pode reproduzir de tempos em tempos, um intervalo de cerca de 3 a 6 anos. Não existe uma época certa para o nascimento dos filhotes, dependerá da região onde vivem e da bionômia da população.

Estudos de estimativa de abundância realizados recentemente, sugerem que a população atual destes golfinhos é de cerca de 600.000 mil animais em todo o mundo.

O hábito alimentar para esta espécie depende do local onde vive, como estuários, zona costeira e oceano aberto. Porém as presas predominantes na dieta destes golfinhos são teleósteos, podendo se alimentar de lulas e crustáceos de diversos ambientes, como bentônicos e/ou pelágicos.

O grande perigo para estes golfinhos se deve às ações antrópicas onde vivem, como colisões com embarcações, capturas acidentais em artefatos de pesca passivo e/ou ativo além das ações de poluição das zonas costeiras e estuarinas que pode causar danos na biologia e ecologia do animal. Estudos realizados através de amostras de gordura dos animais verificaram que estes em certas localidades podem ser afetados e possuir grandes concentrações de DDTs (diclorodifenil tricloroetano), PCBs (policloretos de bifenila) e HCHs (hexaclorociclohexanos) no qual podem afetar a reprodução e causar mortalidades.

Referências:
Jenkins, J. and P. Myers. 2009. "Tursiops truncatus" (On-line), Animal Diversity Web. Accessed April 15, 2010 at http://animaldiversity.ummz.umich.edu/site/accounts/information/Tursiops_truncatus.html.

Boris Culik (2010) Odontocetes. The toothed whales: "Tursiops truncatus". UNEP/CMS Secretariat, Bonn, Germany.

http://www.iucnredlist.org/apps/redlist/details/22563/0/rangemap
http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Bottlenose_Dolphin

Foto: NASA / via Wikimedia Commons