Hamster-comum

Hamster ou Cicreto são os nomes usados para diversos pequenos mamíferos roedores, pertencentes à sub-família  Cricetinae, encontrados na Ásia e África. Existe também um roedor nativo da Síria, o Mesocricetus auratus, que é encontrado no mundo todo como animal de estimação ou cobaia.

Hamster. Foto: Keith Pomakis [CC-BY-SA-2.5], via Wikimedia Commons

Hamster. Foto: Keith Pomakis [CC-BY-SA-2.5], via Wikimedia Commons

O hamster-comum (Cricetus cricetus) é originário do Norte e Leste da Europa e de parte da Ásia. São encontrados tanto em estado selvagem como domesticado. Medem até 35 cm de comprimento e são gorduchos. A pelagem de seu abdômen é escura e, no dorso, é mesclaada de amarelo, cinza e marrom; no pescoço e nos lados do corpo, apresentam manchas amareladas ou brancas.

O hamster é muito voraz e sua dieta, bastante variada: inclui cereais, folhas, tubérculos (batata, nabo, cenoura) e pequenos animais (insetos, lagartixas e rãs).

Ao anoitecer, esses animais saem da toca e iniciam uma atividade que se prolonga até a manhã seguinte: a coleta de comida. Primeiro, guarda o alimento em bolsas existentes nas bochechas; em seguida, corre para descarregá-la na toca com a ajuda de suas patas dianteiras. Essa preocupação obsessiva em acumular comida é necessária por que no inverno o animal se recolhe, e só acorda de tempos em tempos para se alimentar. Um hamster adulto é capaz de armazenas mais de 10 kg de trigo. Em certas regiões da Ásia, nos períodos de grande escassez, os camponeses costumam servir-se dessas reservas.

São animais solitários, sendo que o macho e a fêmea só se juntam no período do acasalamento. Embora detestem água e evite as margens dos rios, estes roedores nadam muito bem e usam suas bochechas para flutuar (como bóias). No entanto, apreciam mesmo terra firme, de preferência seca e arenosa.

São animais muito higiênicos. Removem a poeira e os detritos que se depositam em seu pêlo lambendo-se; penteiam, com as unhas úmidas de saliva, as partes que não alcançam com a língua.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamster-comum
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hamster
Guia Ilustrado – O Mundo dos Animais – Mamíferos II. Editora Nova Cultura, 1990.

Arquivado em: Mamíferos