Convulsão

Por Diego Marques Moreira

Mestre em Neurologia / Neurociências (UNIFESP, 2019)
Especialista em Farmácia clínica e atenção farmacêutica (UBC, 2019)
Graduação em Farmácia (Universidade Braz Cubas, UBC, 2012)

Categorias: Medicina, Neurologia
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

As convulsões, também chamadas de crises convulsivas são contrações musculares involuntárias de uma parte ou de todo o corpo provocadas por anormalidades no funcionamento cerebral e, em geral, podem se durar entre 3 a 5 minutos dependendo do motivo e da severidade. Muitos confundem a convulsão com a epilepsia, porém para considerarmos um indivíduo epiléptico é necessário a consulta com um médico especialista em neurologia e ser diagnosticado com síndrome epiléptica, porém alguns quesitos também são importantes indicadores do mal epiléptico, crises que duram mais de 5 minutos ou crises recorrentes sem motivo aparente em período de até 10 anos. Nos Estados Unidos a estimativa de ocorrência das crises convulsivas ocorre em aproximadamente 5% da população, sendo uma condição mais frequente em crianças nos primeiros anos de vida , neste caso a crises mais comuns se dão em decorrência de febre alta e pode ocorrer em 2% a 5% de crianças saudáveis no que se refere ao padrões neurológicos, muito provavelmente devido a imaturidade fisiológica do tecido cerebral infantil e ao risco elevado de infecções.

As crises convulsivas ocorrem devido a falha de comunicação celular no cérebro, onde as células disparam sinais elétricos em excesso, especialmente nas regiões responsáveis pelo controle motor, o que irá provocar os abalos musculares. Outras regiões também podem sofrer com essa falha de comunicação ocorrendo outros sintomas como salivação excessiva, perda de consciência, relaxamento do esfíncter causando diurese e até a evacuação durante o processo. O tipo mais frequente é a crise convulsiva generalizada, chamada de crise tônico-clônica, onde há desmaio, seguido de abalos musculares generalizados, perda de consciência, com movimentos oculares e aumento de salivação.

Dentre as causas mais comuns estão; a febre alta, principalmente em crianças, intoxicação por drogas ou medicamentos, infecções como a meningite, traumatismo craniano e tumores cerebrais.

Durante as crises convulsivas é aconselhado afastar a vítima de locais perigosos especialmente lugares que contenham objetos cortantes, retirar objetos pessoais, proteger a cabeça do indivíduo porém não impedindo sua agitação para não provocar lesões na medula, manter a pessoa de barriga para cima lateralizando a cabeça para evitar possíveis engasgos durante a crise, afrouxar roupas quando for necessário. Não se deve dar água a pessoa durante a crise ou após, enquanto estiver inconsciente, não colocar a mão na boca da vítima a fim de desenrolar a língua e não medicar o indivíduo.

Após a crise, as vítimas normalmente caem em sono profundo. Exceto em traumatismo craniano, esta condição de sono não deve ser evitada. Após o período de sono o indivíduo geralmente acorda e continua desorientado por algum tempo. É aconselhado levar a pessoa à emergência para que sejam tomados os devidos cuidados.

Algumas dicas são valiosas afim de evitar as convulsões, dentre elas :

Referências:

http://www.ilae.org/Visitors/Centre/Definition_Class.cfm

Chapman AH, Santana MC. Machado de Assis’s own writings about his epilepsy: A brief clinical note. Arq Neuropsiquiatr 2000; 58(4):1153-4

CHEVRIE, Jean-Jacques. Epileptic seizures and epilepsies in children. A pratical approach to epilepsy. New York: Pergamon Press Inc, p. 17-39, 1991.

NASCIMENTO, L. F., LIBERALESSO, P. B. N., JURKIEWICZ, A. L., ZEIGELBOIM, B. S., & JÚNIOR, A. L. Crises convulsivas febris na sala de emergência. Análise de 66 casos pediátricos.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!