Hemoterapia

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A hemoterapia é uma prática realizada por profissionais da saúde, que utiliza o sangue como tratamento para certas desordens, transfundindo seus hemocomponentes (componentes do sangue) e hemoderivados (derivados do sangue).

Este processo é complexo, envolvendo diferentes áreas, como onco-hematologia, imunologia, estudo das desordens transmissíveis pelo sangue, transplantes de órgãos, aféreses terapêuticas e transfusionais, dentre outras.

A obtenção dos hemocomponentes é alcançada por meio de processos físicos e englobam o concentrado de hemácias, o plasma fresco congelado, o concentrado de plaquetas e o crioprecipitado, sendo todos muito utilizados na hemoterapia.

Com relação aos hemoderivados, sua obtenção é alcançada por meio da industrialização do plasma sanguíneo e seus componentes são a albumina, as imunoglobulinas e os fatores de coagulação (Fator VII, Fator VIII, Fator IX, bem como os complexos protombínicos). Dentre os hemoderivados mais utilizados na hemoterapia são a albumina, as imunoglobulinas e os preparados hemofílicos (fator VIII e fator IX).

História no Brasil

No Brasil, esta técnica começou a avançar na década de 1940, quando foram estruturados os bancos de sangue, em Porto Alegre (RS) e Recife (PE), voltados principalmente para pacientes portadores de moléstias crônicas, como anemia falciforme e hemofilia, que necessitavam receber constantemente componentes do sangue.

No ano de 1977, foi criado o primeiro grande Centro de Hematologia e Hemoterapia, em Pernambuco, denominado Hemope, que originou os que hoje são conhecidos como hemocentros coordenadores das redes de serviços de hemoterapia e hematologia nos estados brasileiros.

Em 1983, surge o programa do governo federal Prosangue, que tem por objetivo difundir por todo o Brasil o modelo de gestão de hemocentros. Já em 1988, a nova Constituição da República Federativa do Brasil definiu a necessidade de princípios de qualidade e seguridade que devem ser atentados no sangue, definido, assim, requisitos relativos à coleta, processamento, estocagem, distribuição e aplicação do sangue, seus componentes e derivados.

Fontes:
http://www.hemoterapia9dejulho.com.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemoterapia
http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/livro_hemoterapia.pdf

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!