Imunologia

Por Isabela Canhas

Mestrado em Genética (UFMG, 2011)
Graduação em Ciências Biológicas (PUC-Minas, 2008)

Categorias: Biologia, Medicina
Faça os exercícios!
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Imunologia é o campo da biologia que estuda o sistema imunológico dos seres vivos e sua habilidade de responder à ação de agentes patogênicos. A imunologia baseia-se em como o próprio corpo se defende de doenças infecciosas causadas por microrganismos, tais como bactérias, vírus, protozoários e fungos, e também organismos parasitas, como os vermes.

A imunologia clássica é uma união entre as áreas de epidemiologia e medicina, e estuda a relação entre os sistemas corporais, agentes patogênicos e a imunidade. Já a imunologia clínica é o estudo de doenças causadas por perturbações do sistema imune. Envolve doenças no sistema imune e de outros sistemas do corpo, nos quais as reações imunológicas desempenham um papel de bastante destaque. Por sua vez, a imunoterapia é a utilização de componentes do sistema imune para o tratamento de doenças como o câncer, deficiências imunológicas ou outras doenças autoimunes.

Histórico

A palavra imunidade, de origem latina, significa “isento” ou “livre”, e refere-se aos mecanismos utilizados pelo organismo como proteção contra agentes presentes no ambiente e estranhos ao corpo. Os primeiros relatos históricos sobre imunidade foram feitas pelo historiador ateniense Tucídides em 430 a.C. Durante a “praga de Atena”, Tucídides observou que aqueles, que haviam contraído a praga e se recuperado, conseguiam cuidar dos doentes sem contrair a doença pela segunda vez.

O surgimento da imunologia é atribuído ao médico inglês Edward Jenner pela elucidação do primeiro processo de imunização no final do século XVIII. Jenner comprovou que a varíola bovina, também chamada de vacínia, doença relativamente branda, conferia proteção contra a varíola humana, comumente fatal. Em 1796, ele demonstrou sua teoria inoculando um menino de 8 anos com varíola bovina. Quando mais tarde o garoto foi inoculado intencionalmente com varíola humana, a doença não se desenvolveu. Na China, no Sudão e em outros países, procedimentos semelhantes ao desenvolvido por Jenner já vinham sendo usados popularmente para proteção contra varíola. A esse processo deu-se o nome de variolação, mais tarde conhecido por vacinação.

Também baseada neste tipo de procedimento, foi criada na década de 1940, a leishmanização; técnica na qual uma única lesão causada utilizando o parasita era suficiente para proteger o indivíduo contra uma futura reinfecção de leishmaniose.

Louis Pasteur, químico e microbiologista francês, também deixou sua contribuição para a imunologia, especialmente para os estudos de vacina. Em seus experimentos com cólera aviária, Pasteur notou que culturas de bactérias velhas perdem parte de sua capacidade de causar doenças e matar. Ao inocular uma cultura velha de bactérias nas aves, elas adoeceram, mas conseguiram se recuperar. Ao reinoculá-las com uma cultura nova, Pasteur observou que elas permaneceram sadias. Desta forma, ele demonstrou não só a diminuição da virulência da bactéria, mas também comprovou que o uso do patógeno atenuado pode levar à proteção contra uma doença. A este processo, Pasteur deu o nome de vacinação, em honra ao trabalho de Jenner. Até os dias atuais o termo vacinação é usado para descrever a inoculação de amostras atenuadas de agentes patogênicos em indivíduos saudáveis, a fim de conferir proteção contra determinadas doenças.

A pesquisa por novos métodos que levassem à proteção contra doenças deu seguimento. No início da década de 1890, Emil von Behring e Kitasato Shibasaburo descobriram que o soro de animais imunes à difteria ou ao tétano continha uma atividade antitóxica específica que poderia conferir uma proteção a curto prazo contra os efeitos das toxinas em pessoas. Atualmente esta técnica também é utilizada para a produção de anticorpos contra venenos de serpentes, escorpiões e aranhas. Os anticorpos produzidos se ligam especificamente às toxinas e neutralizam suas atividades.

Referências bibliográficas:
Abbas, A. K., Lichtman, A. H., Pillai, S. Imunologia celular e molecular. 6.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Pereira, J. M. S. Imunologia. Disponível em: <cloud.fciencias.com/wp-content/uploads/2014/11/Imunologia-SEBENTA.pdf>

Price, D. What is immunology? Disponível em: <http://bitesized.immunology.org/what-is-immunology/>

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!