Nefrologia

Por Thais Pacievitch
Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo da estrutura e da função renal, incluindo o tratamento e a prevenção das doenças dos rins. A palavra nefrologia é de origem grega, onde nephrós significa rim e logia, estudo ou tratado. O médico especialista em nefrologia se chama nefrólogo ou nefrologista.

A maioria das doenças que atingem os rins não está limitada somente a estes órgãos, mas são desordens sistêmicas. A nefrologia se refere ao diagnóstico da doença renal e do seu tratamento, medicamento e diálise, e ao acompanhamento dos pacientes de transplante renal. Concomitantemente, a maioria dos nefrólogos é especialista nos cuidados das desordens dos eletrólitos e da hipertensão.

São encaminhados aos nefrólogos, por exemplo, os pacientes com insuficiência renal (condição em que os rins deixam de funcionar normalmente); insuficiência renal aguda (perda repentina da função renal); insuficiência renal crônica (declínio da função renal com potencial aumento da creatinina); hematúria (perda de sangue na urina); proteinúria (perda de proteína, especialmente albumina, na urina); cálculos renais; câncer de rim (normalmente tratado por urólogos); infecções do sistema urinário crônicas; transtorno eletrolítico ou desequilíbrio ácido/base.

Para o diagnóstico de distúrbios renais é realizada a análise de urina, dos eletrólitos, da creatinina e da uréia. Outros exames feitos habitualmente pelos nefrólogos incluem a biópsia renal; ultra-som para verificar as condições dos vasos sangüíneos renais; tomografia axial computadorizada para verificar a existência de lesões e para ajudar no diagnóstico nefrolitíase; gammagrafia (medicina nuclear) para a exata medida da função renal e o diagnóstico da doença da artéria renal; angiografia de ressonância magnética nuclear quando os vasos sangüíneos estiverem afetados.

Muitas doenças dos rins são tratadas com medicação, como esteróides, medicamentos anti-reumáticos modificadores da doença, anti-hipertensivos (muitas doenças renais se caracterizam pela hipertensão). Freqüentemente é requerido um tratamento com eritropoietina e vitamina D para substituir estes hormônios, cuja produção cessa com a doença renal crônica. Quando os sintomas da insuficiência renal são demasiado severos, pode ser necessário requerer diálise (processo onde o sangue é filtrado por uma máquina, dada a incapacidade dos rins de efetuar este trabalho). Quando o paciente passa por um transplante renal, o nefrólogo supervisiona o regime de imunossupressão e as potenciais infecções que podem acontecer no pós-operatório.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!