PANDAS

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Medicina
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

O nome PANDAS é o acrônimo de P (pediátrico), A (autoimune), N (neuropsiquiátrico), D (doença), A (associada) e S (Streptococcus). O termo é utilizado para descrever um grupo de crianças e adolescentes que possuem Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e/ou transtorno de tiques, que há agravamento do quadro após infecção por Streptococcus.

A hipótese de PANDAS surgiu de observações de casos clínicos de crianças exageradamente dramáticas, que apresentam também TOC ou tiques nervosos, em associação com infecção. Há evidências que apoiam a relação entre infecção por Streptococcus e o início de algumas manifestações clínicas do TOC e tiques, mas a sua etiologia ainda não foi elucidada.

Acredita-se que esta desordem possa ser uma doença autoimune, que leva a uma combinação de tiques, obsessões, compulsões e outros sintomas.

As manifestações clínicas envolvem, além de TOC e tiques, sintomas ligados à exacerbação, tais como instabilidade emocional, enurese, ansiedade e perturbações da escrita. Comumente, este transtorno surge após uma amigdalite. Por apresentar similaridades com a síndrome de Tourette, alguns pesquisadores acreditam que haja certa relação entre ambas.

O diagnóstico de PANDAS é  feito com base nos seguintes pontos:

O tratamento é composto por terapia cognitiva-comportamental, fármacos utilizados no tratamento do TOC, tais como inibidores seletivos da recaptação de serotonina, bem como terapia convencional para tratar os tiques. Pesquisas apontam que o uso de antibióticos pode ser útil para diminuir infecção e prevenir a exacerbação dos sintomas. Também existe a possibilidade de realização de tratamento profilático com antibióticos; todavia, gera muitas controvérsias na comunidade científica, pois isso pode levar a um excesso de uso de antibióticos para tratar tiques ou TOC na ausência de infecção ativa.

Fontes:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572007000400004

http://www.sochire.cl/bases/r-218-1-1343675529.pdf

http://intramural.nimh.nih.gov/pdn/web.htm

http://en.wikipedia.org/wiki/PANDAS

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!