Jazz

Mestre em Artes Visuais (UDESC, 2010)
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica (UFSM, 2008)

Surgido entre o fim do século XIX e o início do século XX em Nova Orleans nos Estados Unidos, o Jazz pode ser definido como um estilo musical que preza pela improvisação, o swing e os ritmos não lineares. Outra característica deste gênero é o fato de ter sua gênese na música nega norte americana, especialmente o Blues. Originou-se, sobretudo de uma herança religiosa afro-americana que influenciou diretamente na cultura musical daquele povo. Enquanto a escravidão ainda não tinha sido abolida por completo nos Estados Unidos, os negros escravos se reuniam, geralmente motivados por eventos religiosos, para festejar cantando e dançando.

Saxofone é um dos principais instrumentos musicais utilizados no Jazz. Foto: Mark Rubens / Shutterstock.com

Quanto a origem do termo que dá nome a este estilo musical, sabe-se que a palavra “Jazz” já era usada como gíria entre os americanos antes mesmo do surgimento do gênero musical.

O encontro desses ritmos criados pelos escravos com a influência dos da música dos brancos, resultam no aparecimento de diversos ritmos e estilos como o Blues, o Ragtime e o Spirituals que foram se transformando e se combinando dando origem e abrindo espaço para o Jazz.

Por volta dos anos 1897 e 1917 o Jazz se expandiu em Nova Orleans, cidade do estado da Louisiana, que na época era uma cidade própria para o surgimento e formaão desse estilo musical pois, concentrava diversidades étnicas e cultural. Embora somente depois de 1920 o Jazz tenha passado a fazer parte da cultura das elites américas e a influenciar suas músicas. Foi a partir desse momento que o Jazz alcançou patamares internacionais, consagrando-se em todo mundo.

A partir daí já era inevitável o surgimento de bandas de Jazz, geralmente compostas de trombone, contrabaixo, piano, corneta e clarinete. Atualmente, o Jazz em suas mais variadas formas aceita todo tipo de instrumentos. Uma das bandas mais importantes desse período chamava-se “Original Dixieland Jazz Band”.

Com o passar dos anos o Jazz também, foi consagrando inúmeros artistas que hoje são reconhecidos como os melhores cantores de Jazz da história como Louis Armstrong, talentoso trompetista e musico notável, ele foi uma lenda do Jazz. Billie Hollyday umas das vozes mais importantes desse estilo, começando sua carreira na década de trinta. Milles Davis, também, foi um notável trompetista, responsável por criar o “Cool Jazz”, um subgênero do Jazz.

Entre as músicas mais consagradas desse estilo estão: “So What” de Miles Davis; “My favorite things” de John Coltrane; “Sing sing sing” de Benny Goodman; “Strange fruit” de Billie Holiday; “Blue Rondo a la Turk” de Dave Brubeck; além do clássico “What a Wonderful World” de Louis Armstrong, regravada na voz de vários artistas de diferentes gêneros musicas.

Arquivado em: Música