Ramones

O início dos Ramones foi em 1974 em Forest Hills, subdistrito do bairro de Queens em Nova York. O trio original era composto por Joey Ramone nos vocais e bateria, Johnny Ramone na guitarra, Dee Dee Ramone no baixo e Tommy Ramone como empresário da banda. Na época, todos os membros do grupo adotaram o sobrenome Ramone e se vestiam de calça jeans e jaquetas de couro, homenageando as bandas greasers dos anos 50.

O primeiro show dos Ramones ocorreu no dia 30 de março de 1974 no New York's Performance Studio. Dois meses após esta apresentação, Tommy tornou-se o baterista da banda e, ao mesmo tempo, o grupo iniciou residência no CBGB’s, o recinto mais famoso do movimento punk. No ano seguinte, tocaram regularmente no local, onde ganharam diversos fãs e inspiraram outras bandas. Todas as apresentações dos Ramones não duravam mais do que 20 minutos, pois a média de tempo das canções era de aproximadamente 60 segundos. No final de 75, assinaram com a gravadora Sire. Fora Patti Smith, foram os primeiros punks de Nova York a serem contratados por um selo.

No começo de 1976, os Ramones gravaram seu álbum de estréia homônimo por 6.000 dólares. Em julho, fazem sua primeira apresentação na Inglaterra, influenciando uma nova geração de bandas. No final do ano, gravam seu segundo álbum, Ramones Leave Home, disco que fez mais sucesso na Inglaterra do que nos Estados Unidos.

Em 1977, auge do movimento punk, a banda é reconhecida, junto aos Sex Pistols, como peça chave na cena, mas, enquanto os Pistols se destruíam, os Ramones continuavam tocando e ganhando mais reconhecimento. Então lançam seu terceiro álbum, Rocket to Russia. Apesar do sucesso, Tommy Ramone deixa a banda, sendo substituído por Marc Bee do Voivod, que mudou imediatamente seu nome para Marky Ramone.

Com esta nova formação, a banda gravou seu quarto álbum, Road to Ruin, que marcou uma mudança na sonoridade. Agora, o som estava mais acessível, limpo, e o álbum tinha duração de quase meia hora, o que era um recorde tratando-se dos Ramones. Em 79, eles participaram do filme Rock N' Roll High School do diretor Roger Corman e gravaram o quinto álbum de estúdio, End of the Century, com o lendário produtor dos anos 60 Phil Spector. Deste álbum, a gravação do cover das Ronettes, Baby I Love You, ficou entre as dez mais tocadas na Inglaterra, mas o resto do disco não teve nenhum impacto nos E.U.A.

O grupo continuou a carreira lançando o sexto álbum, Pleasant Dreams, em 1981. Mas o disco também desapontou em termos comerciais, desta vez, tanto na América quanto na Inglaterra. Juntamente com a queda de vendas veio o início de atritos entre os integrantes. Marky Ramone deixa a banda, sendo substituído por Richard Beau, ex-membro dos Vevelteens que prontamente mudou seu nome para Richie Ramone. Em 84, apresentam o álbum Too Tough to Die, uma resposta à crescente cena hardcore californiana.

Após este álbum, os Ramones retornam ao estilo de composição que o consagrou no início da carreira. Voltando à velha fórmula, a banda lançou, em 1986, Animal Boy, e foi esta a direção que seguiram até o final da carreira, esquecendo os tenebrosos seis anos anteriores. Na mesma linha, saiu o petardo Halfway to Sanity, com a saída de Richie Ramone e o retorno de Marky Ramone. Em 88, apresentam a música Pet Sematary, que entrou na trilha sonora do filme Cemitério Maldito, de Stephen King. A música foi incluída no álbum de 89, Brain Drain, porém, neste mesmo ano, Dee Dee Ramone deixa  a banda para dedicar-se ao seu projeto paralelo, o Dee Dee King, um disco de rap que foi um dos maiores fiascos da história da música. Ele foi substituído por C. J. Ramone, um jovem fanático pela banda.

No início dos anos 90, Joey e Marky iniciam um tratamento contra o alcoolismo. Em 92 a banda retorna com o álbum ao vivo Loco Live e depois com Mondo Bizarro, primeiro disco de estúdio após três anos sem  novidades. O disco foi outro fracasso de vendas, assim como o posterior Acid Eaters.

Com a maioria dos americanos fãs do punk rock abraçando grupos como Green Day e Offspring, os Ramones emendaram o disco Adios Amigos, com o qual conseguiram elevar um pouco o volume de vendas. Com este álbum, a banda embarcou em uma grande turnê de despedida que durou até o fim de 95. Eles ainda voltariam para excursionar junto aos grupos do Lolapalooza de 1996, mas encerraram suas atividades 20 anos após o lançamento de Ramones, seu primeiro álbum.

Joey Ramone falece em abril de 2001, vítima de linfoma. Pouco mais de um ano após a morte do vocalista, Dee Dee Ramone é encontrado morto em sua casa em Los Angeles. Em 2004, foi a vez de Johnny Ramone, que faleceu após uma longa batalha contra o câncer.

Fontes:
http://whiplash.net/materias/biografias/038399-ramones.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ramones
http://allmusic.com/artist/ramones-p5223
Mate-me Por Favor. MCNEIL, Larry "Legs" e MCCAIN, Gilliam. L&Pm, 2004

Arquivado em: Música