Probstmayria vivipara

A Probstmayria vivipara é um Nematoda da superfamília Oxyuroidea, pequeno oxiúro que parasita o cólon de equideos. É considerado não-patogênico e embora tenha milhões deles no animal, este parasita nunca desencadeia sinais clínicos. O Probstmayria vivípara é incomum pelo fato de ser um parasita perpetuo e vive de geração a geração no ceco e cólon de equinos. As fêmeas são vivíparas e produzem larvas tão grandes quanto os adultos. Estas duas fases, tanto adulto quanto larva são eliminadas nas fezes.

É um parasita fino, pequeno, com dois a três milímetros e possui uma cauda filamentosa e longa. A boca possui seis pequenos lábios e a capsula bucal é cilíndrica e longa. O esôfago tem um bulbo posterior expandido. O poro excretor é semelhante a ventosa. Sua distribuição geográfica é provavelmente mundial, exceto em algumas regiões da Europa ocidental. Seu diagnostico é observando as larvas de primeiro estagio nas fezes ou é possível encontrar larvas e adultos na necropsia. Sua transmissão se deve a coprofagia. Seu controle, em geral, não é necessário.

FONTE:
Taylor, M. A. (Mike A.), Wall, Richard and Coop, R. LVeterinary parasitology (3rd ed). Blackwell, Oxford, UK ; Ames, Iowa, 2007.
Smith HJ. Strongyle infections in ponies. I. Response to intermittent thiabendazole treatments. Can J Comp Med. 40(4):327–333, 1976.

Arquivado em: Nematelmintos