Doença de Lhermitte-Duclos

Por Débora Carvalho Meldau

Graduada em Medicina Veterinária (UFMS, 2009)

Categorias: Neoplasias
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

A doença de Lhermitte-Duclos, também denominada gangliocitoma cerebelar displásico, trata-se de um tipo raro de tumor situado no cerebelo. Caracteriza-se por apresentar crescimento lento, estando comumente associado à síndrome de Cowden, sendo patognomônico para esta desordem.

Esta doença é extremamente rara, havendo somente 221 relatos na literatura médica. É mais frequente entre os 30 aos 40 anos de idade.

Sua causa ainda não foi elucidada, embora existam hipóteses de que possa estar ligada a um hamartoma (tumor benigno), a uma neoplasia ou a malformações congênitas. Aproximadamente 80% dos pacientes com a síndrome de Cowden, uma desordem de origem genética, de caráter autossômico recessivo, apresenta mutações no gene PTEN, locus 10q23.2 e, a maior parte dos pacientes com a doença de Lhermitte-Duclos apresentam uma perda de um alelo do gene PTEN.

As manifestações clínicas deste transtorno incluem:

Os tumores presentes nesta doença, embora sejam benignos, podem levar a lesões neurológicas.

O diagnóstico é feito por meio de exames de imagem do crânio, como ressonância magnética, tomografia computadorizada ou PET-CT, capaz de identificar o tumor no cerebelo.

O tratamento não é necessário nos casos assintomáticos. Contudo, em pacientes sintomáticos pode ser útil a citorredução do tumor, sendo ocasionalmente feita a extirpação cirúrgica de toda a massa tumoral.

Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Lhermitte%E2%80%93Duclos_disease
http://radiopaedia.org/articles/lhermitte-duclos_disease

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!