Confira algumas sugestões do que fazer na última semana antes do Enem

03/11/2014 - 08h36 - Por Thaís Ferraz

Neste sábado e domingo, mais de 9,5 milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na última semana, que costuma ser carregada de ansiedade, os estudantes ainda podem se preparar para prestar a prova de diversas formas. O Infoescola elencou algumas sugestões, que podem ou não ser adotadas, de acordo com a preferência de cada candidato. Confira:

Revise o conteúdo

Se você é o tipo de estudante que não consegue parar de estudar, aproveite a semana para revisar o conteúdo. Lembre-se, no entanto, que jornadas árduas de estudo e viradas de noite não recuperarão "o tempo perdido" durante o ano -- e ir cansado para a prova ainda pode acabar te prejudicando. Foque na revisão, faça simulados, mas não tente aprender toda a matéria do ano em um único dia. Organize seu cronograma de modo que você consiga descansar totalmente na sexta-feira.

"Descanse"

O descanso pode ser uma ótima opção para os candidatos menos ansiosos. Você pode intercalá-lo com outras atividades, como a realização de um simulado ou a leitura de um livro que possa te ajudar no Enem. Esta semana também pode ser utilizada para assistir filmes históricos ou documentários que abordem temas prováveis do Exame. Embora não seja um "descanso" total, a diminuição de ritmo com certeza ajudará no fim de semana.

Providencie seu kit Enem

Lembre-se de comprar os itens necessários para o exame, como canetas e lanches. Para o momento da prova, prefira alimentos leves, como barrinhas de cereal e água. Para saber o que é permitido ou proibido dentro da sala do Enem, acesse este link.

Confira seus documentos e o cartão de confirmação

Aproveite para checar se os documentos exigidos no dia da prova e o cartão de confirmação estão em boas condições e deixe-os prontos para o uso.

Conheça o trajeto

A maior parte dos candidatos do Enem não conhece o local em que fará a prova. Se você puder, visite o local antes e acostume-se com a organização. Para ler dicas de como evitar atrasos no dia do Enem, confira esta matéria.

Cuide da alimentação e do sono

Independentemente do que você decidir fazer nesta última semana, tenha em mente que cuidar da alimentação e do sono é de extrema importância. As provas do Enem são longas, possuem enunciados grandes e são bastante cansativas. Estar descansado e com o corpo saudável será um bom diferencial na realização do exame.

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: