Enem 2014: cuidados com a alimentação

07/11/2014 - 10h41 - Por Thaís Ferraz

Neste final de semana, mais de 8,7  milhões de candidatos prestarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se você vai fazer a prova, lembre-se de cuidar também da sua alimentação -- afinal, alimentos muito gordurosos ou estômago vazio, entre outros erros muito comuns, podem comprometer seu desempenho no exame.

O Infoescola separou algumas dicas para você. Confira abaixo:

Não vá para a prova de estômago vazio: A prova do Enem é longa, cansativa e exige muita concentração. Ir de estômago vazio pode causar inúmeros problemas, como hipoglicemia (baixa taxa de glicose no sangue), sonolência e fraqueza. Se você perde o apetite quando está ansioso, opte por uma refeição leve.

Não ingira alimentos gordurosos: Não faça refeições pesadas nos dias das provas. Alimentos gordurosos causam sonolência e desconforto. Lembre-se que seu nervosismo pode desencadear problemas estomacais, e as gorduras tendem a piorar a sensação.

Não arrisque: Nada de experimentar comidas exóticas e/ou comer em lugares "duvidosos". Ingira apenas alimentos com os quais seu organismo já esteja acostumado.

Hidrate-se: Água é um item indispensável, tanto antes quanto durante a prova. Provavelmente, fará muito calor nos dias de provas, o que facilitará a desidratação. Falta de líquido, além de desconforto, pode causar também muita sonolência. Refrigerantes não são recomendados.

Não ingira bebidas alcoólicas na noite anterior: Não beba na véspera da prova. Não arrisque acordar de ressaca e lembre-se de que o Enem exigirá muito esforço mental e concentração. Bebidas alcoólicas podem causar dor de cabeça, desidratação e desconforto estomacal. Beber no dia da prova, então, nem pensar.

Confira também outras dicas do Infoescola para o Exame:

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: