Alimentos Funcionais

A qualidade de vida é o que todo o ser humano busca. Não é novidade que a má alimentação está diretamente relacionada ao desenvolvimento de doenças como câncer, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outras.

Nos últimos tempos a descoberta de alimentos que apresentam características especiais e melhoram a saúde é grande. São os famosos alimentos funcionais que além das funções nutricionais básicas, produzem efeitos fisiológicos, metabólicos e benéficos e geram melhoras e bem estar à saúde.

As frutas, verduras, cereais, grãos, latícineos e peixes são considerados os principais alimentos funcionais devido os nutrientes ativos que eles apresentam. Estão dentro dos nutrientes ativos os carotenóides, glicosinalatos, fibras solúveis e insolúveis, polifenóis, ácidos graxos essenciais, entre outros.

Os alimentos funcionais podem ser divididos em três grupos:

1. Os alimentos funcionais com atividade imunomodulatória são aqueles que agem melhorando o sistema imune contra corpos estranhos e células tumorais prevenindo tumores;

2. Os alimentos funcionais com função antioxidante combatem processos de oxidação e diminuem o desenvolvimento de patologias como câncer e problemas cardiovasculares;

3. Os ácidos graxos polinsaturados ômega 3 e ômega 6, que possuem ação preventiva contra patologias como hipertrigliceridemia, doenças do coração e hipertensão.

É sempre bom lembrar que nenhum alimento sozinho possui a capacidade de prevenir ou curar doenças, é preciso ter uma alimentação balanceada e nutritiva para diminuir a probabilidade de determinadas doenças.
Portanto, sempre é bom ter o acompanhamento de um médico e nutricionista para aumentar sua qualidade de vida.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Alimentos, Nutrição