Gordura Trans

Por Cristiane Zoller
Categorias: Alimentos, Nutrição
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Identifica-se gordura trans como uma gordura surgida por meio do processo de hidrogenação natural ou industrial.

Analisado do ponto de vista industrial e mercadológico, essa gordura é de extrema importância e eficaz. Se analisarmos o ponto de vista industrial, a gordura trans gera grandes benefícios, pois, acentua o sabor dos alimentos, melhora a estabilidade, aumenta a conservação, torna-os mais crocantes e saborosos, aumentando assim o seu prazo de validade e as vendas.

Mas, se pensarmos do ponto de vista da saúde, jamais comeremos qualquer produto que tenha o mínimo de gordura trans, pois, o estrago que ela pode gerar em nosso organismo, principalmente em longo prazo, é de extrema gravidade.

Dentre todos os males da gordura trans, o principal problema que ela nos causa é a alteração no metabolismo lipídico. Quando é ingerida em uma quantidade elevada, pode gerar um aumento nos níveis de colesterol total, assim como do colesterol ruim (LDL) e uma diminuição nos níveis de colesterol bom (HDL). Além disso, pode contribuir para o aumento da probabilidade de problemas cardiovasculares, como o infarto.

A grande preocupação em relação a essas gorduras se deve ao fato de que os alimentos mais gostosos e procurados são os que apresentam índices mais elevados dessa gordura, como: alimentos industrializados em geral, sorvetes, salgadinhos em pacote, bolos, tortas, batatas fritas, bolachas, margarinas, entre outros.

Como o número de alimentos que apresentam esse tipo de gordura é imenso, a única coisa que devemos fazer é evitá-los o máximo possível, não ultrapassando o seu consumo de 2g por dia.

Por estes motivos, sempre dê preferência para os alimentos que sofram menos processos de industrialização. Estes alimentos preservam os nutrientes, vitaminas e minerais e possuem menor quantidade de químicos artificiais, conservantes e gordura trans.

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!