Lanche na Escola

Uma alimentação adequada é essencial em todas as fases da vida, durante a fase escolar é considerada ainda mais importante, pois, é nesse período que a criança começa a formar seus hábitos alimentares. Se nesse momento forem criados hábitos inadequados poderão ocorrer complicações como: obesidade infantil, hipertensão, colesterol, triglicerídeos e glicemia elevada, entre outras patologias que se tornarão problemas maiores na fase adulta. Outros males associados a uma alimentação inadequada na infância são os problemas psicológicos, muitas vezes gerados na própria escola, onde os colegas tiram sarro da criança que é “magrinha” ou “gordinha”, prejudicando até mesmo o seu desempenho escolar.

Estudos recentes comprovam que uma alimentação correta é fundamental para o melhor desempenho e aprendizado escolar de crianças e adolescentes, para tanto, é necessária a ajuda dos pais na hora de orientar seus filhos e preparar o lanche.

A primeira atitude a ser tomada é a participação da criança na montagem de seu lanche, pois, desta maneira ela poderá aprender sobre quais alimentos são mais saudáveis e escolher quais são de sua preferência.

Como sugestão de lanche para levar a escola pode-se escolher:
- sanduíche natural, dê preferência com pão integral, recheado com verduras picadas (tomate, alface, cenoura) e queijo ou com geléia;
- frutas da época;
- iogurte natural ou com frutas;
- salada de fruta;
- bolos ou bolachas sem recheio;
- torradas
- sucos naturais ou chá;
- barrinha de cereal;
- gelatina;
- salgados assados;
- água de coco, entre outros;

Se a criança comprar o lanche na escola é preciso orientá-la para que faça a melhor escolha na hora da compra, dando preferência para os lanches naturais, assados, sucos naturais, chás ou água, o que nem sempre é fácil. Deve-se evitar o consumo de salgadinhos industrializados, bolachas recheadas, refrigerantes, balas e chocolates, pois, estes alimentos não contém os nutrientes necessários para uma alimentação saudável. Não se deve também proibir radicalmente o consumo destes alimentos tão tentadores às crianças, deve-se colocar regras e limites para um consumo consciente e moderado. A melhor forma de adequar à alimentação é desde o início da infância, para que nada se torne sacrifício e sim, hábitos saudáveis para a vida toda.

E o mais importante é não apenas cuidar do lanche que as crianças consomem na escola, mas, o ideal é equilibrar a alimentação das crianças durante todo o dia e assim, elas crescerão fortes e saudáveis.

Cristiane Zoller
Nutricionista
CRN8-3313

Fontes
http://www.supercentral.com.br/news/Default.asp?idnews=1366
http://www.apoema.com.br/merenda.htm

AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Arquivado em: Alimentos, Nutrição