Práticas para evitar enjôos e mal-estar na gestação

Por Cristiane Zoller
Categorias: Alimentos, Nutrição
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Durante a gestação evite o uso excessivo de sal, pois, pode provocar retenção de líquido e inchaço, além de hipertensão. Não consuma álcool, cigarro e drogas, pois são substâncias danosas ao organismo da mãe e do feto. A alimentação deve ser dividida em no mínimo 6 vezes ao dia para que dessa forma possa aliviar as náuseas e os vômitos normalmente presentes durante a gravidez. Mastigue bem os alimentos e não deite em posição reclinada logo após se alimentar para evitar náuseas e enjôos. Para a prisão de ventre aumente o consumo de fibras e frutas, como mamão papaia, ameixa, uva, (fresca ou passa) e frutas cítricas.

Também não podemos deixar de ressaltar a grande importância da atividade física de baixa intensidade como o pilates, natação, caminhada ou hidroginástica durante todo o período gestacional. Estas atividades contribuem para a melhora da circulação e na oxigenação para o feto e no benefício da volta mais rápida ao peso normal, após o parto.

Agora iremos citar algumas práticas para prevenir vômitos e enjôos:

- Coma alimentos secos, como por exemplo, as bolachas, mas de preferência as de tipo “água e sal” ou torradas.

- Não tome líquidos em excesso logo pela manhã ou quando tenha enjôos, mas não deixe de compensar essa quantidade de líquido no decorrer do dia.

- Coma em pequenas e freqüentes porções, a cada 2 ou 3 horas, pois, isso diminui as ocasiões de enjôos.

- Evite movimentos bruscos e não se levante rapidamente.

- Evite as frituras e os alimentos ricos em gorduras.

- Mantenha o ambiente em que você se encontra bem ventilado, pois o ar fresco ajuda a diminuir o enjôo.

- Em caso de enjôos freqüentes consuma alimentos frios e com pouco cheiro. Outra excelente dica é congelar bebidas com alto índice de mineral como água de coco e “gatorade” e no momento do enjôo consumir as pedrinhas de gelo (podem ser feitas na forminha de gelo).

- Conforme o bebê evolui algumas gestantes costumam sentir ardor na boca do estômago, isso é mais comum no período final da gestação. Consuma os alimentos em pequenas e freqüentes porções, contudo, se isso não ajudar a controlar esse ardor, evite deitar-se por longos períodos ou dormir depois de comer.

Com hábitos de alimentação saudável você e seu bebê irão se sentir bem durante todo o período gestacional e após o parto.

Veja também:

  1. Dieta para Gestantes
  2. Dietas Gestacionais
  3. Mudanças hormonais na Gestação
  4. Alimentação de Bebês
AVISO LEGAL: As informações disponibilizadas nesta página devem apenas ser utilizadas para fins informacionais, não podendo, jamais, serem utilizadas em substituição a um diagnóstico médico por um profissional habilitado. Os autores deste site se eximem de qualquer responsabilidade legal advinda da má utilização das informações aqui publicadas.
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!