Triângulo das Bermudas

O Triângulo das Bermudas é uma região do Atlântico perto da costa da Flórida, nos EUA, muito famosa pelos mistérios que a cercam.

A denominação “Triângulo das Bermudas” não existe em nenhum mapa oficial. É uma denominação adotada informalmente depois que Vincent Gaddis, repórter americano, publicou na revista “Argosy” uma matéria com o título de “O letal Triângulo das Bermudas” relatando casos misteriosos em 1964, para denominar uma região de cerca de 1 milhão de km² perto da costa da Flórida (EUA) e que forma um triângulo com a base formada por uma reta que vai da Flórida a Porto Rico e o tem o vértice na ilha de Bermuda.

O primeiro grande caso, que foi noticiado por vários jornais, de desaparecimento na região foi o caso do vôo 19, uma missão de treino da marinha americana, onde cinco aviões teriam desapareceram durante uma violenta tempestade. Mas os aviões não eram equipados com equipamentos de navegação, o que segundo os oficiais explicaria o desaparecimento.

Existem aqueles que acreditam que o local seja realmente misterioso e que exista alguma força sobrenatural, ou até mesmo a presença de alienígenas ou monstros marinhos, que seriam responsáveis pelos desaparecimentos no local. Mas, a verdade é que não existe um acordo nem mesmo sobre os desaparecimentos de aviões e navios ocorridos no ali.

O primeiro registro de desaparecimento na região foi em 1950 quando outro repórter, E.V.W.Jones, registrou um despacho na Associated Press onde noticiava desaparecimentos misteriosos ocorridos no Triângulo, mais precisamente entra à costa Flórida e das Bermudas, que também passou a ser chamada de “Triângulo do Diabo”.

Outro famoso pesquisador de fatos inexplicáveis, Ivan T, Sanderson, que inclusive fundou uma sociedade chamada “Sociedade para Investigação do Inexplicável”, alegava que no mundo existem mais 11 regiões tão misteriosas quanto às Bermudas e que abrigam mistérios igualmente fascinantes. Duas delas, bastante conhecidas são o Mar do Diabo, no Japão e o Mar da Tasmânia, na Austrália. Segundo ele, todas elas estariam separadas exatamente pela mesma distância entre si.

Claro que o imaginário do homem se encarregou de “explicar” estes fenômenos estranhos. Alguns afirmam que na região estaria, submersa, a cidade perdida de Atlântida, outros que alienígenas habitam o fundo dos mares há muitos anos escondidos do homem por quilômetros de água e que estes seriam os responsáveis pelos desaparecimentos e eventos estranhos no local. Entretanto, cientificamente nada foi comprovado.

Arquivado em: Oceanografia