Curitiba

Ouça este artigo:

Curitiba é a capital do Estado do Paraná, localizada na região Sul do país. Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE) de 2.020, o município possui 1.963.726 habitantes, e é o mais populoso da região Sul. Foi fundada em 1.963 a partir de um povoado de bandeirantes (grupos que realizavam expedições a procura de pedras e metais valiosos, além de atuarem na destruição de quilombos, captura de escravos fugitivos e aprisionamento de indígenas).

O local foi um ponto importante para o comércio, onde contribuiu para abertura da estrada tropeira entre Sorocaba e Viamão. A capital foi emancipada em 1.853 e o crescimento populacional foi se fortalecendo com a chegada de imigrantes europeus no século XIX, sendo em sua maioria poloneses, alemães, ucranianos e italianos.

Curitiba é destaque no Brasil e no exterior por suas inovações urbanísticas e cuidado com o meio ambiente. A principal inovação foi na área de transporte público, onde serviu inclusive, de referência para a implementação do TrasnMilenio em Bogotá – Colômbia.

A cidade também apresenta alto índice de desenvolvimento na educação, tendo a menor taxa de analfabetismo e melhor qualidade no ensino básico entre as capitais. Curitiba foi classificada como a mais ambientalmente sustentável da América Latina pelo Índice Verde de Cidades de 2015. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) considerou em 2.014 uma das “cidades criativas” do Brasil, em conjunto com Florianópolis.

A capital está localizada ao leste do Paraná, sobre a unidade geomorfológica denominada Primeiro Planalto Paranaense. De acordo com o IBGE, a área do município é de 435,036 km², sendo que 412,004 km² é formada por zona urbana. Sua extensão corresponde a 35 km norte-sul e 20 km leste-oeste. Os municípios limítrofes são Almirante Tamandaré e Colombo (N); Pinhais e São José dos Pinhais (L); Fazenda Rio Grande (S); e Campo Magro, Campo Largo e Araucária (O).

Possui uma altitude média de 934,6 m acima do nível do mar. O ponto mais alto se encontra ao norte, no bairro Lamenha Pequena, e o mais baixo, no bairro Caximba às margens do rio Iguaçu.

Curitiba está localizada na bacia hidrográfica de Iguaçu. Os rios mais importantes que formam as seis bacias hidrográficas municipal são Iguaçu, Atuba, Belém, Barigui, Passaúna e o ribeirão dos Padilhas.

O clima é considerado temperado oceânico (conforme classificação climática de Koppen-Geiger), com temperatura máxima de 35ºC no verão, e mínima abaixo de zero no inverno, tendo recorde de -5ºC.

A principal comida típica de Curitiba é a “Carne de Onça”. O prato inclusive, virou Patrimônio Cultural da capital em 2.016. A Carne de Onça como é chamada, é preparada com carne moída que recebe vários temperos e especiarias.

Curitiba abrange diversos locais turísticos como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu Oscar Niemeyer, e muitos outros. A cidade também é muito conhecida por promover anualmente diversos festivais, entre eles o Festival de Teatro de Curitiba e a Bienal Internacional de Curitiba (evento internacional de arte contemporânea).

Arquivado em: Paraná