Gado Braford

Braford é uma raça sintética, resultante do cruzamento das raças Hereford e Brahman. Foi criada no ano de 1964, no estado da Flórida, nos Estados Unidos, com o objetivo de obter um animal de maior produção e carne e rusticidade. Este gado entrou no Brasil no ano de 1967, no estado do Rio Grande do Sul, importada pelo criador Rubem Silveira Vasconcellos. No entanto, foi reconhecida nacionalmente pelo Ministério da Agricultura apenas no ano de 1993.

Características raciais

Estes animais possuem pelagem curta e brilhante, de tonalidade vermelha em todas as suas variações, sendo que no cruzamento ¾ admite todas as tonalidades.

Os machos precisam ter uma cabeça e corpo com aspectos masculinos, assim como as fêmeas precisam ter aspectos femininos. Os testículos devem possuir circunferência escrotal e anatomia dentro do normal, de preferência, sacos escrotais bem pigmentados, o prepúcio de tamanho médio ou curto; as fêmeas devem apresentar vulva de tamanho adequado, tetos de tamanho médios. Os aprumos devem ser bem implantados, sem defeitos.

O macho possui alta fertilidade e precocidade; possui uma excepcional massa muscular superando facilmente os 800 kg de peso vivo; possui temperamento dócil. A fêmea é fértil e precoce, podendo entrar em reprodução aos 18 meses de idade; atingem um peso médio adulto de 450 a 500 kg, possui excelente facilidade de parto, habilidade materna, desmamando os bezerros aos 4 a 6 meses de vida. Seu temperamento é dócil, porém alerta.

Aptidão

Possui boa musculatura, voltada para corte, com um bom rendimento de carcaça, possuindo uma boa cobertura de gordura e marmorização. Esta característica confere sabor e suculência quando a carne é conservada sob resfriamento.

Características indesejáveis da raça:

  • Desvio de septo;
  • Circunferência escrotal menor do que a recomendada pelo Colégio Brasileiro de Reprodução Animal;
  • Animais com prepúcio excessivamente grande;
  • Defeitos de aprumos;
  • Animais muito altos, pouco profundos no costilhar, pois essas características sugerem baixo ganho de peso e pouca musculosidade;
  • Pelagem oliveira, Jaguané, preta, colorida, e a baia clara e a baia escura sem diluição da cor.

Fontes:
http://www.hereford.com.br/?bW9kdWxvPTImbWVudT01OCZhcnF1aXZvPWNvbnRldWRvLnBocA
http://www.criareplantar.com.br/pecuaria/bovinodecorte/raca.php?tipoConteudo=texto&idConteudo=919
http://www.udr.org.br/raca_bovina13.htm
http://www.bhb.org.br/sobrenos.php?id=3
http://www.semenbovino.com.br/braford.htm

Arquivado em: Mamíferos, Pecuária