Gado Hereford

A raça de gado Hereford é originária da Inglaterra e, atualmente é criada em diversos países, como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Argentina, Uruguai e Brasil.

Nos Estados Unidos, este gado forma um dos maiores rebanhos, pois encontrou neste país, condições necessárias para a sua boa produtividade. No Uruguai e na Argentina, está bastante difundido, formando grandes rebanhos. No Brasil, é criado no Rio Grande do Sul onde é mais adaptado, formando rebanhos puros e mestiços, resultantes de diversos cruzamentos.

Características Raciais

Os animais desta raça possuem porte médio. A pelagem é de coloração branca, com a cabeça, peito, ventre, vassoura da cauda e membros brancos; os pêlos são finos e, quando estes se tornam compridos, ondulam; a pele é flexível.

A cabeça é larga e curta; os olhos são grandes e proeminentes; o espelho nasal é amplo de coloração rósea; os chifres de cor branco-amarelada e de tamanho médio para pequeno, dirigindo-se para frente e para baixo; as orelhas são de tamanho médio.

O corpo é amplo e compacto de forma cilíndrico; o peito é  largo, as costelas são arqueadas e as espáduas com boa cobertura de musculatura; a linha dorso-lombar é reta, larga e coberta de músculos; a garupa e as nádegas são amplas e bem desenvolvidas; a cauda é comprida e sua vassoura é branca; o umbigo é curto e pequeno; úbere pequeno; membros curtos, fortes e com bons aprumos.

Aptidão

Esta raça é altamente especializada na produção de carne. São animais precoces e, quando criados em condições satisfatórias, vão para o abate aos 24 meses de idade.

Adaptação

São animais rústicos e que se desenvolvem muito bem em regime de pasto, no entanto, quando em clima temperado. No Uruguai (onde representa, aproximadamente, 70% do rebanho), na Argentina e no Brasil (Rio Grande do Sul), o Hereford confirma sua capacidade de grande raça produtora de carne, ao lado da excepcional capacidade de adaptação às pastagens nem sempre boas e com um clima que pode apresentar variações. No entanto, esta raça é sensível aos endo e ectoparasitas.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hereford_(gado)
http://www.vetorial.net/~shorthorn/hereford.html
http://www.semenbovino.com.br/hereford.htm
http://www.hereford.com.br/

Arquivado em: Mamíferos, Pecuária