Gado Senepol

A raça bovina Senepol teve origem por volta de 1918 no arquipélago de Ilhas Virgens, no Caribe, quando um pecuarista experimentou o cruzamento da raça britânica Red Poll com o gado N’Dama, originário de Senegal. O registro da nova raça aconteceu em 1940 e em 1954 foi registrado o nome Senepol.

Touro Senepol. Foto: Buenoperez (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

Touro Senepol. Foto: Buenoperez (Own work) [Public domain], via Wikimedia Commons

No Brasil, os primeiros animais chegaram em 1998, quando pecuaristas importaram doses de sêmen da raça. Em 2000, surgiu a Associação Brasileira de Criadores de Bovinos Senepol.

Adaptação do Senepol no Brasil

Apesar de recente no Brasil, o Senepol conquistou espaço significativo no plantel de cruzamentos industriais por ter boas condições de reproduzir a campo. O comportamento dócil e a carcaça larga são provenientes da raça Red Poll; já sua rusticidade para suportar temperaturas elevadas em estados como Mato Grosso e Pará é característica do N’Dama, raça famosa também pela resistência a insetos. Essa qualidade ficou conhecida por permitir ao N’Dama sobreviver em locais de ocorrência da mosca tsé-tsé, transmissora da doença do sono.

Carcaça

O Senepol apresenta características comuns às raças taurinas: desenvolvimento muscular, posterior largo, profundidade e convexidade (costelas bem arqueadas). O rendimento médio da carcaça no frigorífico é de 53,9%, cobertura média de gordura de 5,4mm e índice médio de 80,8cm² na área de olho de lombo.

Características do Senepol

  • O pêlo curto permite suportar temperaturas altas;
  • Tem boa aptidão a campo e se mantém saudável se alimentando de pastagem;
  • Seu comportamento dócil facilita o manejo dos animais e aufere boa habilidade materna;
  • Raça 100% taurina, apesar de muitos pensarem que é composta ou sintética;
  • É mocho, ou seja, ausente de chifres.

Fontes:
http://senepol.org.br/liq/upload/conteudo_editor/File/AbateTecnico2004.pdf
http://www.ruralcentro.com.br/noticias/45662/historia-da-raca-senepol

Arquivado em: Mamíferos, Pecuária