Senegal

Graduado em Geografia (Centro Universitário Fundação Santo André, 2014)

Ouça este artigo:

O Senegal está localizado no continente africano, mais precisamente na região da África Ocidental, possui uma extensão territorial de aproximadamente 196.722 Km2, faz fronteira com 5 países sendo eles a Gâmbia, Guiné, Guiné Bissau, Mali e Mauritânia.

Sua Capital é Dacar, possui como idioma oficial o Francês, sua moeda oficial o Franco CFA que apresenta baixo valor de mercado internacional em relação ao Dólar Americano.

Bandeira do Senegal.

Segundo o World Population Prospects (WPP) no ano de 2019 sua população era estimada em 16.296.362 habitantes, possuindo neste mesmo ano uma densidade demográfica aferida de 84,64 habitantes por km², considerada relativamente baixa em relação ao demais países do continente.

Observe alguns dados e índices demográficos referente ao país nos anos de 2018 e 2019:

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) 0,514
PIB per capita 1.502 U$
Esperança de Vida ao Nascer 67,7 anos
Acesso à água potável 80,68% da população
População alfabetizada acima dos 15 anos 52% da população aproximadamente
População que vive na área rural 52,3 % dos habitantes
População que vive na área urbana 47,7% dos habitantes
Indivíduos com acesso a internet 46% da população
Taxa de Mortalidade 5,84 ‰ de habitantes
Taxa de Natalidade 35,12 ‰ de habitantes
Crescimento Populacional 2,76% da população

Características Naturais

Está geograficamente localizado no ponto mais ocidental do continente africano, em uma área chamada por alguns de “fronteira ecológica” por estar no contato entre o oceano, florestas tropicais e campos semiáridos.

Dentro de seu território existe uma faixa de terras que constituem o país de Gâmbia, separando assim o território senegalês entre norte e sul.

Seu relevo é formado em maior parte por planícies e platôs que se estendem ao leste do país.

Possui contato com o oceano atlântico ao seu oeste, e possui rios importantes para a região, o Casamance, Gâmbia, Salum e Senegal.

Seu clima é tropical, com temperatura elevada a maior parte do ano, com chuvas ocorrendo principalmente na região ao sul, possibilitando formações vegetais mais densas nessa área, porém tem grande parte do país formado por savanas. Uma espécie vegetal de grande referência para o país são os Baobás, árvores que podem chegar a 25 metros de altura e 16 de diâmetro em sua fase adulta.

Formação Histórica

A região de Senegal tem uma história de povos diversos ao longo de sua formação, os Tuculor, Berberes, Uolofes e Sereres são alguns dos principais povos africanos que habitaram o território do país.

Os portugueses foram os primeiros europeus a entrar em contato com Senegal, no período das Grandes Navegações no século XV, tentando colonizar o território, em seguida houve a chegada da França, Holanda e Inglaterra nesse espaço, já que era uma região de fácil acesso para as embarcações que saíam da Europa.

Durante o século XVII foram construídos entrepostos pelos europeus ao longo da costa de Senegal, onde havia comércio de escravos, goma vegetal, marfim e ouro.

Senegal fez parte do território chamado de África Ocidental Francesa, passando a ser colônia exclusiva da França, juntamente a outros países próximos.

Em 1958 deixou de ser colônia francesa e passou a ser um estado separado mas ainda pertencendo ao país, porém acabou se unindo ao vizinho Mali e se se separando definitivamente da França.

Em 1960 Senegal se torna independente em um movimento liderado pelo escritor Léopold Senghor, que se tornou seu primeiro presidente.

Em 1982 se uniu à Gambia formando a Senegâmbia, que foi desfeita em 1989 devido movimentos da população que vive ao sul do país, os Casamance, que tentaram se tornar uma região independente. Esse movimento separatista permaneceu por diversos anos, pois pela formação de Gâmbia dividindo o território de Senegal entre norte e sul, os Casamance ao sul não reconhecem o governo senegalês.

Alguns acordos de paz foram assinados entre o governo e os rebeldes, porém em alguns momentos foram quebrados, tendo o último cessar fogo assinado em 2014.

Bibliografia:

https://paises.ibge.gov.br/#/dados/senegal

https://escola.britannica.com.br/artigo/Senegal/482481

Arquivado em: África