Mali

A República do Mali (em francês: République du Mali) é um país localizado à África Ocidental, sem saída para o mar, com um território de 1 240 278 km2, fazendo deste o 24o. em extensão do planeta, e um dos maiores do continente africano, ligeiramente superior à África do Sul. Sua capital e principal cidade é Bamako, no sudoeste do país. Mali possui fronteiras com a Mauritânia e Argélia ao norte, Níger a leste, Senegal a oeste e Guiné, Costa do Marfim e Burkina Faso ao sul. Conhecido de 1890 a 1960, como Sudão Francês, e ao mesmo tempo parte integrante dos vários territórios que o país europeu possuía na área, formando a África Ocidental Francesa (AOF), Mali possui como única língua oficial e nacional: o francês, sendo que no cotidiano os habitantes do país utilizam dezenas de línguas regionais. A esmagadora maioria dos malineses são muçulmanos (em torno de 90%), e o restante adeptos de religiões animistas africanas restando ainda 1% de católicos.

Sem saída para o mar, Mali, em sua maior parte situa-se ao sul do deserto do Saara, dando condições ao predomínio de uma vegetação de savana, a chamada savana sudanesa. Ao nordeste, localiza-se o Adrar des Ifoghas. um grande complexo maciço de rochas areníticas, rico em restos arqueológicos, em especial desenhos inscritos nas rochas e restos humanos dos habitantes de eras anteriores.

Historicamente, a região onde se situa o país foi o centro de importantes impérios africanos, sendo o primeiro deles Gana, vindo depois os impérios Mali e Songhai. Finalmente, a região é ocupada por tropas da dinastia Saadi, vinda de Marrocos, que consegue ocupar apenas alguns locais, constribuindo para a fragmentação do poder na região. Um importante estado centralizado só existirá novamente a partir de 1712, com o estabelecimento do Império Bambara, que termina em 1861, algumas décadas antes antes da ocupação francesa, em 1892. Pequenos reinos tributários da administração colonial francesa, e mais tarde, do governo central em Bamako subsistem ainda hoje.

Nas útlimas décadas a cultura do país vem sendo descoberta, principalmente nos Estados Unidos, pois muitos dos estilos musicais tradicionais são identificados como elementos originais de formação do blues e da estrutura da música negra norte-americana em geral.

Mali ainda possui grande diversidade em instrumentos musicais, como por exemplo o akonting, que se acredita ser o instrumento do qual se originou o banjo. Em cidades como Timbuktu temos ainda a arquitetura tradicional da cidade, conservada por séculos, de estilo islâmico-africano, patrimônio mundial da UNESCO. Aliado à arquitetura, os habitantes da cidade, em respeito aos seus antepassados costumam guardar em casa livros manuscritos de cerca de 1000 anos, do tempo em que a Universidade de Sankore se instalou na cidade, em 1327. Escritos em árabe, tais documentos abordam todo o tipo de conhecimento da época, desde filosofia a astronomia e medicina.

Bibliografia:
Mali. Disponível em <http://www.portalbrasil.net/africa_mali.htm>. Acesso em: 29 out. 2011.

Background note: Mali (em inglês). Disponível em <http://www.state.gov/r/pa/ei/bgn/2828.htm>. Acesso em: 29 out. 2011.

Arquivado em: África