O Ensino da música na educação básica

As diversas linguagens artísticas que são utilizadas no processo educativo são submetidas as orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN´s). No seu Art. 26º, a LDB propõe que o currículo da educação básica tenha como obrigatório o ensino da arte como forma de promover o desenvolvimento cultural dos alunos.

Os Parâmetros Curriculares propõe quatro modalidades artísticas: as Artes Visuais que englobam as Artes Plásticas e gráficas, vídeo, cinema, fotografia e as novas tecnologias; a Música; Teatro; e a Dança.

Essa proposta possibilita a discussão sobre essas medidas ocasionarem mudanças efetivas na prática pedagógica, já que se faz necessário que o professor tenha uma formação capaz de proporcionar um ensino da arte de qualidade. Dessa forma, o aluno compreenderá os valores que estão embutidos nas suas atitudes e perceberá a realidade em que vive de forma critica e reflexiva.

Qualquer proposta de ensino que considere a diversidade deve abrir espaço para o aluno trabalhar a música em sala de aula, oferecendo obras significativas para o seu desenvolvimento pessoal através de atividades de análise e produção.

Segundo os PCN´s é através da diversidade que o aluno constrói hipóteses e aprimora sua forma de avaliar a qualidade das suas produções e as dos outros. Essa diversidade que abrange o conteúdo da música.

Ao fazer uma produção musical em sala de aula, é preciso diferenciar composição de interpretação. Na interpretação o aluno transforma a música em algo vivo, dando um significado ao elemento musical, construindo um conhecimento musical através dos contextos.

Para que a aprendizagem da música possa ser fundamental na formação de cidadãos é necessário que os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente como ouvinte, intérprete e compositor tanto dentro como fora da escola. É preciso envolver os educandos, promovendo encontros musicais e artísticos com grupos de outras localidades, através dos eventos musicais.

Os parâmetros destacam como pontos principais e que devem ser trabalhos no ensino da música: a música como produto cultural e histórico; a escuta, o envolvimento e a compreensão da linguagem musical; a interpretação, improvisação e composição musical.

A inclusão da música como conteúdo neste documento tem como finalidade garantir aos alunos mais oportunidades para um desenvolvimento de uma inteligência musical, pois aprender com sentido e prazer facilita a compreensão daquilo que é ensinado.

Referências Bibliográficas:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Acessado em 16 de abril de 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br.

Arquivado em: Música, Pedagogia