Oleaceae

Oleaceae
Oleaceae
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Lamiales
Família: Oleaceae

Oleaceae é uma família de vegetais que faz parte do grupo de plantas com flores e está subdividida em 24 ou 30 gêneros (dependendo do autor que se considerar, ainda não existe um consenso formal sobre isso) e 600 espécies. No esquema ao lado estão bem representadas as estruturas características mais importantes que compõem esta família: as flores, por exemplo, são actinomorfas, ou seja, possui simetria radial (pode ser dividida de várias maneiras e em todas o resultado será sempre de partes iguais). No caso da flor desta família é do subtipo crucífera (ou cruciforme), formam uma cruz exata (opostas 2 a 2).

As oleáceas tem sua importância econômica pelas espécies que a compõem. Uma delas, a mais conhecida, é a Olea europaea (a tão famosa “oliveira”). Dela se extrai óleos ou azeites muito utilizados na culinária – o óleo ou azeite de oliva -, também são extraídas suprimentos de matéria-prima usados como madeiras finas. As folhas também são largamente utilizadas para confecção de chás medicinais e ainda comercializam seus frutos - as azeitonas.

Fontes:
http://www.botany.hawaii.edu/faculty/carr/ole.htm
http://www.botany.wisc.edu/garden/UW-Botanical_Garden/Oleaceae.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Oleaceae
Botânica – Organografia – Quadros sinóticos ilustrados de fanerógamos. Waldomiro Nunes Vidal; Maria Rosária Rodrigues Vidal. 4ª ed. Editora UFV. Viçosa, 2000.