Perífrase

Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF)
Graduação em Letras (Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, FUNCESI)

As figuras de linguagem dividem-se em “figuras de palavras”, “figuras de construção” e “figuras de pensamento”. O emprego das referidas figuras confere ao texto mais expressividade. A perífrase, tema deste artigo, compõe o grupo das “figuras de palavras”. Mas o que é perífrase? Segundo Cegalla (2009, p.617), é “uma expressão que designa os seres por meio de algum de seus atributos ou de um fato que os celebrizou”. Vamos identificar uma perífrase no texto a seguir? Então, mãos à obra:

Santos Dumont: Primeiro trailer da série traz o pai da aviação fazendo história fora do Brasil

A produção estreia em 10 de novembro, no canal HBO.

A minissérie que abordará a vida e carreira de Santos Dumont está prestes a chegar na HBO. Com isso, o canal fechado acaba de divulgar o primeiro trailer da produção que traz João Pedro Zappa interpretando o inventor.

No vídeo, o elenco aparece falando em francês (vale ressaltar que é a série é brasileira), mostrando o “pai da aviação” ganhando fama e seguidores fora de seu país Natal. Em outro momento, Dumont é visto em clima de romance com a “primeira dama a voar em um dirigível”.

Mais para o fim do trailer, um dos personagens alerta que o nome do aviador entrará para a história. Com seis episódios, a trama se passa entre Paris e Rio de Janeiro, do fim do século XIX e início do século XX.

A produção mostrará Santos desde a infância já criativa nos cafezais de sua família, no interior de Minas Gerais, até os aeroclubes parisienses, onde começou a ganhar fama.

Amanda Brandão. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-151175/>. (Fragmento).

E aí? Identificou a perífrase no texto sobre a minissérie “Santos Dumont”? Veja que ela aparece já no título:

Santos Dumont: Primeiro trailer da série traz o pai da aviação fazendo história fora do Brasil”

A expressão “o pai da aviação” refere-se a Santos Dumont, tendo em vista o feito dele no campo da aviação, que o tornou notável, célebre. Por isso, podemos afirmar que “o pai da aviação” é uma perífrase.

Repare que a perífrase referente a Santos Dumont aparece em outra passagem do texto:

No vídeo, o elenco aparece falando em francês (vale ressaltar que é a série é brasileira), mostrando o “pai da aviação” ganhando fama e seguidores fora de seu país Natal. Em outro momento, Dumont é visto em clima de romance com a “primeira dama a voar em um dirigível”.

Na passagem acima, a perífrase em questão desempenha um papel importante na coesão textual, ou seja, na ligação das ideias que constituem o texto. Por quê? Porque ela contribui para evitar a repetição da palavra-chave do texto: “Santos Dumont”. Em outras palavras, a perífrase “o pai da aviação” substituiu “Santos Dumont” no texto acima. Vale acrescentar que, além dessa perífrase, a autora usou expressões como “o inventor”, “Dumont”, “Santos”, entre outros recursos linguísticos (pronome e desinência verbal) para retomar “Santos Dumont”, presente no início do texto.

Confira mais exemplos de perífrases:

Li um livro sobre o Velho Chico! (rio São Francisco)

O Rei do Futebol faz aniversário em outubro. (Pelé)

Os alunos assistiram ao filme sobre o ouro negro. (petróleo)

A jovem colecionava várias fotos do Rei do Pop. (Michael Jackson)

As crianças estavam ansiosas para conhecer o rei dos animais. (leão)

“Asa branca” é um dos grandes sucessos do Rei do Baião! (Luiz Gonzaga)

A Pequena Notável nasceu em Portugal, mas foi criada no Brasil. (Carmem Miranda)

Para concluir

Perífrase é a expressão empregada para se referir aos seres. Para tal, ela é construída com base em algum atributo deles ou em um fato que o notabilizaram. Conforme vimos, a perífrase pode atuar na coesão textual, isto é, na ligação das ideias do texto.

Referências:

Amanda Brandão. Santos Dumont: Primeiro trailer da série traz o pai da aviação fazendo história fora do Brasil. Disponível em: <http://www.adorocinema.com/noticias/series/noticia-151175/>. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

CEGALLA, Domingos Paschoal. Figuras de linguagem. In: ___ Novíssima gramática da língua portuguesa. 48.ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008. p. 614-620.

Arquivado em: Português