Catação

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

A catação é um processo de separação de misturas heterogêneas entre sólidos, que consiste basicamente em recolher as partículas de interesse com as próprias mãos ou utilizando pinças. Trata-se de um processo relativamente simples e pode ser feito quando as partículas da mistura possuem tamanhos relativamente grandes, para que seja possível realizar o processo com eficácia. Quando a mistura possui partículas pequenas ou os tamanhos são muito variados aconselha-se realizar outros processos em sequência, para garantir que não haja resíduos.

Um processo de catação que é feito no dia a dia e não nos damos conta é a seleção de grãos, tais como o feijão, para que sejam posteriormente preparados, a catação é feita quando se removem as impurezas (grãos diferentes do feijão, pedrinhas, carunchos, folhas, grãos estragados e sujidades) para que o feijão possa ser preparado.

Na indústria este processo é muito utilizado, inclusive nas indústrias de reciclagem, onde é necessário realizar o processo de separação dos diversos materiais que são processados. As cooperativas de catadores realizam uma pré seleção dos materiais, através da catação, separando plásticos de papéis, vidros, metais e outros materiais que recebem dos catadores, em seguida, já nas indústrias que beneficiam estes materiais, os mesmos sofrem uma segunda seleção, também feita por catação, onde por exemplo, são separados os tipos de materiais plásticos do lote, papéis de papelão, vidros, tipos diferentes de metais, etc., de acordo com as simbologia técnica de identificação de materiais ABNT.

Na zoologia, estuda-se que há o processo de catação entre os animais, como podemos verificar entre os primatas como macacos por exemplo, quando afagam os pelos e a pele de outros animais da mesma espécie em busca de parasitas como piolhos. Quando ocorre entre membros de uma mesma comunidade de animais, chama-se catação social, já quando é realizada individualmente, pelo próprio animal, é denominada auto catação.

Arquivado em: Química