Conservação de Massa Experimental

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição:


Ouça este artigo:

A química moderna assim explica: há uma combinação das substâncias e não uma decomposição. Contudo, esse ponto era ignorado pela Ciência de antes do século XVII, que dava maior ênfase aos aspectos qualitativos, desprezando as quantidades1. A Lei da Conservação de Massa entre reagentes e produtos foi proposta por volta de 1775 por Antoine Laurent Lavoisier e é popularmente enunciada da seguinte maneira: na natureza, nada se perde e nada se cria, tudo se transforma.

Lavoisier formulou essa lei depois de realizar uma experiência com óxido de mercúrio (reagente), o qual, antes de ser submetido ao aquecimento, teve sua massa determinada.

Quando colocado em um sistema fechado; mediante o aquecimento desse reagente, Lavoisier obteve mercúrio e oxigênio (produtos), que, ao final da reação, também tiveram suas massas quantificadas.

Lavoisier “repetiu a experiência muitas vezes, provocou outras reações, medindo sempre com balanças a massa das substâncias a serem testadas, e a massa dos produtos obtidos”1. Em função desta e de várias outras experiências, concluiu então que:

Num sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos

Essa foi a primeira das leis das combinações químicas ou leis ponderais e, a partir dela, outras foram surgindo para explicar as regularidades que ocorrem nas combinações químicas, como por exemplo a Lei de Proust e a Lei de Graham.

A lei da conservação de massas pode ser demonstrada laboratorialmente, sem a necessidade de maior sofisticação instrumental, conforme descrição abaixo:

1. Colocar 10 mL de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,20 M no interior de um erlenmeyer. Adicionar algumas gotas de fenolftaleína. Haverá formação da coloração rósea característica.

2. Introduzir 10 mL de ácido clorídrico (HCl) de concentração0,21 M em um tubo de ensaio. Depositar cuidadosamente esse tubo no interior do erlenmeyer de maneira que fique apoiado.

3. Fechar o erlenmeyer com uma rolha apropriada e levar o conjunto a uma balança. Anotar a massa inicial.

4. Inclinar cuidadosamente o erlenmeyer fechado a fim de permitir a saída do HCl contido no tubo de ensaio, que reage ao entrar em contato com o NaOH presente no erlenmeyer, alterando a coloração da solução, de acordo com a equação de neutralização abaixo:

HCl(aq)  +  NaOH(aq)  →  NaCl(s)  +  H2O(l)

5. Levar novamente o conjunto à balança. Anotar a massa final e comparar com a inicial.

O experimento descrito acima permite observação da conservação de massa entre reagentes e produtos na ocorrência de uma reação química, identificada neste caso pela mudança de coloração, conforme afirmara Lavoisier.

Referências:
1. http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/lavoisie.htm
FELTRE, Ricardo, Química Geral, Vol. I, Ed. Moderna, 6° Ed., São Paulo/SP, 2004.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier

Arquivado em: Química
Este artigo foi útil?
Considere fazer uma contribuição: