Haletos de Arila

Por Luiz Molina Luz
Categorias: Química
Ouça este artigo:
Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!

Conceito

São compostos derivados formalmente dos hidrocarbonetos pela substituição de um ou mais átomos de H por átomos de halogênios.
Esses haletos são compostos de grande utilidade para os químicos orgânicos, como reagentes ou solventes.

Classificação

Haleto de Arilo: Quando o halogênio se liga diretamente ao anel aromático.

Exemplo:

A ligação C─Hal é uma ligação razoavelmente forte, de 250-350kJ/mol [menos forte, porém, do que a ligação C─O (368 kJ/mol), C─H (380-440 kJ/mol) ou C─C (340-370 kJ/mol], e é bem polarizada, devido à alta eletronegatividade dos halogênios.

Os haletos de arilo são menos reativos do que os haletos de alquilo e não sofrem substituição nucleofílica com a mesma facilidade. É possível fazer substituições nucleofílicas, mas geralmente é necessário que haja grupos ativantes no anel aromático, e freqüentemente são requeridas condições drásticas como forte aquecimento, etc.

Propriedades Físicas

Por terem massa molecular maior que o dos hidrocarbonetos correspondentes, os pontos de ebulição dos haletos são consideravelmente mais altos. Para um dado haleto, o P.E cresce com o tamanho da cadeia e com o peso atômico do halogênio, de modo que o fluoreto tem P.E menor, e o iodeto correspondente, maior.

Não têm polaridade suficientemente alta para serem solúveis em água, além de não formarem pontes de hidrogênio. São solúveis nos solventes orgânicos usuais.

Este artigo foi útil? Considere fazer uma contribuição!