Propriedades dos polímeros

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

Os materiais poliméricos podem apresentar diversas propriedades distintas, cada tipo de material possui suas propriedades e características específicas, que determinam suas possíveis aplicações e qual o melhor processo de transformação para cada um deles.

As propriedades dos polímeros dependem de alguns fatores de suma importância, são eles: natureza química, processo de polimerização e técnica de polimerização.

  • Natureza Química: A natureza química dos monômeros que formam o polímero influenciam na estrutura molecular, tanto no que diz respeito à configuração, constituição, peso molecular e conformação das moléculas;
  • Processo de polimerização: O processo de polimerização influência nas propriedades dos polímeros no que se refere ao mecanismo envolvido e às suas interações na estrutura do polímero.
  • Técnica de Polimerização: A escolha da técnica de polimerização adequando-a para obtenção de um polímero com maior pureza.
  • Densidade do material: A densidade do material é uma propriedade extremamente importante, principalmente para definir qual o melhor processo de transformação para aquele material.
  • Estabilidade dimensional: Esta propriedade está bastante relacionada com a higroscopicidade do material, ou seja, a característica de absorver ou não umidade, que pode alterar consideravelmente o volume da peça ou produto confeccionado. Outro fator que influencia diretamente esta propriedade é a variação de temperatura, que pode deformar a peça ou produto.
  • Inflamabilidade: Esta propriedade está diretamente relacionada à composição química do polímero. Polímeros que possuem elementos químicos da família VII A, como Flúor, Cloro e Bromo normalmente, possuem propriedades naturais de extinguir as chamas. Para os materiais que não possuem esses elementos em sua estrutura química, existem aditivos retardantes de chama que podem promover essas características aos materiais.
  • Propriedades Térmicas: A condutividade térmica dos materiais poliméricos é fundamental para conhecer a quais temperaturas (de processamento e de uso contínuo) o material pode ser submetido sem que haja danos ou que ele inicie processo de deformação térmica.
  • Propriedades Mecânicas: São propriedades que se referem à quanto de deformação por aplicação de força e/ou alongamento através da tensão, cisalhamento, tração, compressão e pressão o material resiste sem que se deforme ou haja ruptura das cadeias.
  • Propriedades Elétricas: Esta propriedade refere-se a capacidade e facilidade ou não de o polímero conduzir corrente elétrica, para poder definir algumas aplicações específicas onde essa propriedade se faz necessária, ou ao contrário, evitar aplicações, quando esta propriedade pode causar acidentes, como por exemplo no recobrimento de cabos e fios elétricos, utilizar materiais poliméricos com propriedades elétricas de condutividade seria um erro catastrófico.
  • Propriedades Ópticas: Estão ligadas à passagem de luz através do material, todos materiais poliméricos possuem capacidade de possibilitar a passagem de luz através de suas moléculas, contudo, existem alguns que permitem maior ou menor capacidade.
  • Propriedades Ecológicas: Alguns materiais poliméricos possuem propriedades que os tornam ecologicamente corretos, são os chamados polímeros biodegradáveis, ou seja, materiais que se degradam com maior facilidade no meio ambiente. Existem também um outro conceito chamado polímero verde, que se baseia na matéria – prima que originou aquele polímero, se é de origem renovável.

Conhecer as propriedades dos polímeros é essencial para decidir qual o melhor material para cada tipo de produto e aplicação, por esse motivo, os fornecedores desses materiais possuem documentos técnicos chamados de Datasheet ou Ficha Técnica, FISPQ, MSDS, entre outras nomenclaturas que podem ser encontradas para esse tipo de documento que fornece todas as informações sobre a composição, modo de uso, propriedades do material, segurança no manuseio, entre outras informações cruciais para aplicabilidade dos materiais poliméricos.

Referências:

Canevarolo Jr., Sebastião V. – Ciência dos Polímeros: um texto básico para Tecnólogos e Engenheiros. São Paulo, Editora Artiliber, 2002.

https://pt.slideshare.net/carloseduardopolatschekkopperschmidt/polimeros-principais-propriedades

Arquivado em: Materiais