Sedimentação

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

A sedimentação é um processo de separação de misturas heterogêneas de duas ou mais fases, que é muito semelhante ao processo de decantação, pois seu princípio é basicamente o mesmo. Consiste em deixar a mistura em repouso para que as fases da mesma sejam separadas pela diferença de densidade, sendo assim, a fase mais densa irá se depositar no fundo do recipiente, e as demais sucessivamente através da diferença de densidade, ficando a fase menos densa na superfície do recipiente, desse modo, torna-se possível verter cuidadosamente o recipiente, para que as fases não se misturem novamente, removendo os componentes de cada fase da mistura individualmente.

Este processo é realizado em misturas de sólidos em suspensão, ou seja, quando há partículas sólidas dispersas em um líquido.

Como trata-se de um processo lento, que depende da ação da gravidade sobre o sistema para que as fases sejam separadas, utiliza-se do processo de centrifugação para realizar separações de maneira mais rápida, pois este processo é a aceleração do processo de sedimentação através da ação da força centrífuga no sistema, separando as fases da mistura.

Centrífuga utilizada em um laboratório que analisa amostras de sangue. Foto: ktsdesign / Shutterstock.com

No dia a dia podemos observar este processo quando adicionamos achocolatado ao leite e deixamos o recipiente em repouso por alguns minutos, as partículas de achocolatado suspensas no leite se depositam no fundo do recipiente.

Podemos observar que o processo de sedimentação acontece formando algumas fases chamadas zonas de sedimentação.

O processo de sedimentação ocorre também na natureza, e ocorre através da sedimentação (deposição em camadas) de partículas sólidas de rochas provenientes da erosão, ou seja, da ação do vento sobre as rochas, montanhas e paredões que existem na natureza. As praias são formadas pela sedimentação dessas partículas granulares provenientes da erosão. Leia mais sobre rochas sedimentares.

Rocha sedimentar. Foto: SAPhotog / Shutterstock.com

Arquivado em: Química