Exercícios - Tabela periódica

Lista de questões retiradas de vestibulares sobre a Tabela Periódica dos elementos químicos.
Ler artigo Tabela periódica.

Exercício 1: (UDESC 2008)

Em 1869 Dimitri Mendeelev (1834-1907) apresentou à comunidade científica a lei periódica dos elementos. Sentindo-se seguro da validade de sua classificação, deixou posições vazias na tabela, para elementos que viriam a ser descobertos. Predisse, com uma precisão surpreendente, suas propriedades; para isso utilizou como base as propriedades dos elementos vizinhos, tendo fundamentado a atual classificação periódica dos elementos. Com base nas propriedades periódicas dos elementos, analise as informações abaixo.

I - Os elementos do Bloco s apresentam baixa energia de ionização; seus elétrons são perdidos com facilidade.

II - As energias de ionização dos elementos do bloco p são menores do que as dos elementos do bloco s.

III - Todos os elementos do bloco d são metais, suas propriedades são intermediárias aos elementos do bloco s e p.

Assinale a alternativa correta.

Exercício 2: (UFPB 2008)

O feldspato é representado pela fórmula geral (AB4O8), onde A pode ser os elementos Ca, Na ou K, e B pode ser Al e/ou Si. Em relação aos símbolos Ca, Na, K, Al, Si, é correto afirmar que eles representam respectivamente:

Exercício 3: (UFSC 2013)

O Transtorno Bipolar do Humor é uma doença caracterizada por rápidas oscilações ou mudanças cíclicas de humor, as quais vão desde oscilações normais, como nos estados de alegria e tristeza, até mudanças patológicas acentuadas e diferentes do normal, como episódios de mania, irritação e depressão. É relativamente comum, acometendo aproximadamente 8 a cada 100 indivíduos, e manifesta-se igualmente em mulheres e homens. Medicamentos à base de lítio, geralmente carbonato de lítio, são indicados para diminuir a frequência e a intensidade das crises, bem como para prevenir a fase depressiva. O carbonato de lítio é um pó cristalino branco, inodoro, de sabor levemente alcalino.

Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

Exercício 4: (UFRGS 2017)

No planeta Qo’noS, os elementos químicos são idênticos aos nossos, com nomes diferentes. Os cientistas desse planeta acabaram de descobrir um elemento por eles denominado incognitum, que tem, entre suas características:

- tendência a perder dois elétrons ao formar compostos;
- núcleo com quantidade muito maior de nêutrons em relação aos prótons.

Incognitum corresponde ao elemento:

Exercício 5: (UFRGS 2017)

A massa atômica de alguns elementos da tabela periódica pode ser expressa por números fracionários, como, por exemplo, o elemento estrôncio cuja massa atômica é de 87,621, o que se deve:

Exercício 6: (UFRGS 2017)

O gálio (Ga) é um metal com baixíssimo ponto de fusão (29,8 °C). O cromo (Cr) é um metal usado em revestimentos para decoração e anticorrosão, e é um importante elemento constituinte de aços inoxidáveis. O potássio e o césio são metais altamente reativos.

Assinale a alternativa que apresenta os átomos de césio, cromo, gálio e potássio na ordem crescente de tamanho.

Exercício 7: (UFRGS 2016)

A grande utilização dos metais demonstra sua importância para a humanidade e decorre do fato de as substâncias metálicas apresentarem um conjunto de propriedades que lhes são características.

Considere as informações abaixo que justificam, de forma adequada, propriedades típicas dos metais, com base no modelo do mar de elétrons.

I - Metais apresentam geralmente elevados pontos de fusão devido à grande estabilidade do retículo cristalino metálico.
II - A boa condução de calor ocorre pois o aquecimento aumenta a vibração dos íons positivos, possibilitando que eles capturem os elétrons livres, o que provoca a desestruturação do retículo cristalino metálico e possibilita a propagação do calor.
III - A boa condução de eletricidade é explicável, pois a aplicação de uma diferença de potencial provoca uma movimentação ordenada dos elétrons livres.

Quais estão corretas?

Exercício 8: (FUVEST 2016)

O fleróvio (Fl) é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir:

Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio-289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir:

Considere as seguintes afirmações:

I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico.
II. Na formação do fleróvio-288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio-289, são liberados 3 prótons.
III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes.

É correto o que se afirma apenas em:

Exercício 9: (Unespar 2015)

Dados os átomos: A(Z=12), B(Z=21), C(Z=36) e D(Z=52). Os átomos A,B,C,D correspondem respectivamente:

Exercício 10: (Unespar 2015)

Dentre as propriedades abaixo, indique aquela que está apenas “aumentando” quando se acompanha os elementos na tabela periódica na ordem crescente de seus números atômicos.