Lista de questões retiradas de vestibulares sobre a Tabela Periódica dos elementos químicos. Ler artigo Tabela periódica.
A grande utilização dos metais demonstra sua importância para a humanidade e decorre do fato de as substâncias metálicas apresentarem um conjunto de propriedades que lhes são características.
Considere as informações abaixo que justificam, de forma adequada, propriedades típicas dos metais, com base no modelo do mar de elétrons.
I - Metais apresentam geralmente elevados pontos de fusão devido à grande estabilidade do retículo cristalino metálico. II - A boa condução de calor ocorre pois o aquecimento aumenta a vibração dos íons positivos, possibilitando que eles capturem os elétrons livres, o que provoca a desestruturação do retículo cristalino metálico e possibilita a propagação do calor. III - A boa condução de eletricidade é explicável, pois a aplicação de uma diferença de potencial provoca uma movimentação ordenada dos elétrons livres.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
I, II e III.
Um aficcionado do seriado TBBT, que tem como um dos principais bordões a palavra Bazinga, comprou uma camiseta alusiva a essa palavra com a representação dos seguintes elementos.
Em relação a esses elementos, considere as afirmações abaixo.
I - Zinco apresenta raio atômico maior que o bário. II - Zn2+ e Ga3+ são isoeletrônicos. III - Bário é o elemento que apresenta menor potencial de ionização.
Apenas II e III.
Analise a tabela periódica e as seguintes afirmações a respeito do elemento químico enxofre (S):
I. Tem massa atômica maior do que a do selênio (Se). II. Pode formar com o hidrogênio um composto molecular de fórmula H2S. III. A energia necessária para remover um elétron da camada mais externa do enxofre é maior do que para o sódio (Na). IV. Pode formar com o sódio (Na) um composto iônico de fórmula Na3S.
São corretas apenas as afirmações:
I e II.
I e III.
II e III.
II e IV.
III e IV.
O fleróvio (Fl) é um elemento químico artificial, de número atômico 114. Na tabela periódica, está situado imediatamente abaixo do elemento de número atômico 82, que é o chumbo (Pb), como é mostrado na figura a seguir:
Até o momento, só foi possível sintetizar poucos átomos de fleróvio na forma dos isótopos 288 e 289, pela fusão dos elementos plutônio e cálcio em um acelerador de partículas. Para o fleróvio-289, o processo de síntese pode ser representado pela equação nuclear a seguir:
Considere as seguintes afirmações:
I. A aparência macroscópica do fleróvio é desconhecida, mas, provavelmente, será a de um sólido metálico. II. Na formação do fleróvio-288, por processo análogo ao da síntese do fleróvio-289, são liberados 3 prótons. III. No grupo da tabela periódica ao qual pertence o fleróvio, há elementos que formam óxidos covalentes.
É correto o que se afirma apenas em:
I.
II.
III.
Com base na classificação periódica dos elementos, analise as afirmações a seguir.
I - Na tabela periódica atual, os elementos estão dispostos em ordem crescente de massa atômica de tal modo que os elementos com propriedades químicas semelhantes estão em uma mesma coluna chamada família ou grupo. II - O raio atômico do Selênio (Se) é maior que o raio atômico do Escândio (Sc). III - A distribuição eletrônica do Rádio (Ra) no estado fundamental pode ser representada como: 88Ra = [Rn] 7s2. IV - A energia de ionização do Ítrio (Y) é menor que a energia de ionização do Cádmio (Cd).
Assinale a alternativa correta.
Apenas I, III e IV estão corretas.
Apenas a afirmação II está correta.
Apenas III e IV estão corretas.
Todas as afirmações estão corretas.
Dados os átomos: A(Z=12), B(Z=21), C(Z=36) e D(Z=52). Os átomos A,B,C,D correspondem respectivamente:
Metal alcalino, metal de transição, halogênio e calcogênio;
Metal alcalino terroso, metal de transição, gás nobre e calcogênio;
Metal alcalino, halogênio, calcogênio e gás nobre;
Gás nobre, metal de transição, halogênio e calcogênio;
Gás nobre, metal alcalino terroso, calcogênio e halogênio.
Dentre as propriedades abaixo, indique aquela que está apenas “aumentando” quando se acompanha os elementos na tabela periódica na ordem crescente de seus números atômicos.
Calor específico;
Densidade;
Raio atômico;
Eletronegatividade;
Massa atômica.
No corpo humano, proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucleicos são constituídos por elementos como carbono, oxigênio, nitrogênio, hidrogênio, fósforo etc. Conforme ilustrado na figura ao lado, esses elementos estão entre os mais abundantes do corpo humano.
Disponível em: https://cnx.org/contents/[email protected]:uC1BEgbn@4/Elements-and-Atoms-The-Building-Blocks-of-Matter. Acesso em: 30 mar. 2019.
Em relação aos elementos químicos e às substâncias que compõem o corpo humano, é correto afirmar que:
o raio atômico do cloro é maior que o raio atômico dos elementos sódio e magnésio.
o raio do íon Cℓ- é maior que o raio dos íons Na+ e Mg2+.
nitrogênio e oxigênio apresentam maiores valores de energia de ionização do que sódio e potássio.
a glicose é um lipídio que tem fórmula molecular C6H12O6.
os carboidratos presentes no corpo humano são caracterizados pela presença de ligações metálicas.
os elementos Ca, P, N e Mg são classificados como metais alcalinos terrosos.