Transformação de plásticos por injeção

Graduação em Química (Faculdades Anhanguera, 2016)

Dentre os diversos tipos de transformação de plásticos, existem alguns que são diferenciados e específicos para determinadas aplicações.

Os processos de injeção de termoplásticos possuem tecnologias que são aplicadas nos ferramentais e equipamentos para possibilitar a fabricação de produtos de alta tecnologia e elevada complexidade em segundos, possibilitando a produção de peças técnicas elaboradas em escala industrial. Os processos de Injeção a gás, Injeção a água, Injeção Multicomponentes, In Mold Label (IML), Injeção Sopro, entre outros diversos processos relacionados à injeção de plásticos, possibilitam a fabricação de peças de alta qualidade e dificuldade técnica, que só é possível através de equipamentos e ferramentais específicos, desenvolvidos para estas aplicações.

Injeção a gás

Proporciona a fabricação de peças com menor massa, reduzindo o custo de peças que utilizariam grande quantidade de resina para serem fabricadas. Além de proporcionar leveza à peça, a inserção de gás no interior da peça reduz o ciclo de produção e facilita o resfriamento da mesma. Normalmente utiliza-se o nitrogênio a alta pressão. Durante o processo de injeção, insere-se o material plástico fundido na cavidade do molde e em seguida aplica-se o gás que empurra o material contra a parede do molde, mantendo seu interior preenchido pelo gás, que é liberado após a extração da peça, formando um interior vazio.

Injeção a água

É bastante semelhante à injeção a gás, contudo utiliza-se água industrial ao invés de gás para empurrar o material fundido contra a parede do molde. Após a extração da peça, a água necessita ser removida do interior da peça, causando uma pequena desvantagem quando comparado à injeção a gás.

Injeção multicomponentes

O processo de injeção pode ser realizado utilizando-se dois ou mais materiais distintos (desde que haja compatibilidade entre eles) em um único ciclo de injeção. Também é possível injetar peças que são feitas do mesmo material em cores diferentes, injetadas de uma única vez em um único ciclo, este é o caso da injeção de lanternas de veículos, onde o PMMA das diversas cores (vermelho, amarelo, transparente) é injetado em um único ciclo através do processo de injeção multicomponente. Este processo requer moldes e equipamentos especiais e possui custo elevado de implantação, e em alguns casos o ferramental (molde) pode custar mais que a própria máquina injetora. Este processo é muito utilizado na indústria automotiva, fabricação de escovas de dentes (injeção de várias cores ou materiais), lâminas de barbear, brinquedos, entre outros.

Este processo é muito utilizado na indústria automotiva, fabricação de escovas de dentes (injeção de várias cores ou materiais), lâminas de barbear, brinquedos, entre outros.

In Mold Label (IML)

Este processo possibilita a injeção, sopro ou termoformagem de peças onde os rótulos ou desenhos da peça são inseridos no próprio processo de transformação, não necessitando ser colado ou pintado em outra etapa do processo, ou seja, a peça sai pronta da máquina, com a arte da peça já inserida durante a fabricação da mesma. Essa técnica possibilita garantir melhor fixação da arte à peça, feita em substrato de papel ou Filme de BOPP (filme de Polipropileno Bi-Orientado) normalmente, e tem excelente adesão ao material polimérico.

Injeção sopro

O processo de injeção sopro consiste em soprar uma pré – forma (que foi injetada anteriormente), afim de obter a região do gargalo ou bocal do produto com melhor estabilidade dimensional e melhores propriedades de acabamento, tendo em vista que o processo de extrusão sopro tradicional não possibilita a formação de gargalos e bocais com detalhes técnicos e bom acabamento como o processo de injeção sopro.

Este processo é amplamente utilizado na fabricação de embalagens, principalmente garrafas feitas em PET, garrafões de água, embalagens de cosméticos, entre outros.

Referências:

https://mundodoplastico.plasticobrasil.com.br/tecnicas-de-injecao-gas-garantem-pecas-mais-leves-e-com-menor-custos-de-producao/

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/inserto-para-moldes-faz-controle-da-reologia-do-fundido/

http://moldesinjecaoplasticos.com.br/

http://www.ibtplasticos.ind.br/injecao-por-sopro

http://www.technopack.com.br/index.php/solucoes-de-decoracao/tecnologia-in-mode-label

http://www.fudi.com.tw/prod_03.html

Arquivado em: Materiais